5 Perguntas para Descobrir as Necessidades do Cliente

Por mais que você tenha boas informações de como seus leads foram gerados, seja por meio dos fluxos de nutrição ou outras estratégias de marketing, há dados importantes que somente o contato direto é capaz de obter. Existem algumas perguntas poderosas para descobrir as necessidades do cliente, você sabe quais são?

Descobrir a real necessidade do cliente é fundamental para avaliar se a venda realmente vai acontecer. Por mais que haja a vontade de fechar uma venda a todo custo, saiba que isso pode tirar o seu foco de outros leads mais qualificados que resultará em melhores resultados.

Sendo assim, você precisa saber quais são as perguntas certas para otimizar o seu processo e vislumbrar se o negócio tem futuro ou será perda de energia. Quanto antes você descobrir, mais tempo terá para investir no cliente potencial. Continue a leitura e confira as 5 perguntas mais poderosas para descobrir o que o seu cliente está buscando!

1. Perguntas de conscientização do problema

As perguntas de conscientização do problema servem para fazer com que o lead esteja consciente das dificuldades que está enfrentando e dos impactos que a situação pode causar a médio, a longo prazo e curto prazo, caso não resolva. Veja algumas sugestões:

  • Quais são os maiores problemas que sua empresa enfrenta atualmente?
  • Quais impactos esses desafios implicam em seu negócio?
  • O que você prevê que acontecerá se não fizer nada?

2. Perguntas para entender o processo de decisão

É muito comum que o processo de vendas seja feito com um lead e seja fechado pelo decisor. Dessa maneira, não é raridade fazer um processo de vendas excelente e no final descobrir que precisará conversar com outra pessoa, fazendo tudo de novo.

Por essa razão, assim que você entender o negócio e definir as estratégias com o lead, é importante trazer os decisores para a negociação. Isso porque eles também estarão envolvidos na etapa de geração de valor, sendo preparados para o fechamento. 

Além disso, evita que você perca tempo explicando para várias pessoas na mesma negociação. Confira algumas perguntas que você pode fazer:

  • Você é a pessoa que tomará a decisão final sobre essa compra?
  • Qual é o processo da empresa para tomar decisões como essa?
  • Vamos supor que você está seguro que temos a melhor solução para a sua empresa. Quais seriam os próximos passos para fazer esse projeto acontecer?
  • Sobre a negociação de valores, faço com você, com o chefe ou com o financeiro?
  • Existe mais algum departamento ou funcionário envolvido no processo de implementação?
  • Após a aquisição, quem será o responsável pelo projeto?

Perguntas para determinar se há orçamento disponível

De nada adiantará você conduzir o cliente por todo o funil de vendas se no final a conversão não acontecer por falta de capital. Por mais que falar sobre dinheiro seja um assunto delicado, é importante saber o orçamento do cliente antes de levar adiante o processo de vendas. Veja a melhor maneira de abordar seguindo os exemplos abaixo:

  • Você já tem orçamento definido para o projeto? Como você pretende empregá-lo?
  • Você já investe em algum produto parecido hoje?
  • Em uma escala de 1 a 10, me diga quão difícil é aprovar um orçamento de X valor mensal?

3. Perguntas para entender a priorização do projeto

Pode ser que o seu cliente já esteja consciente que você tem a solução para um problema dele, mas isso pode não ser a prioridade da empresa no momento. Por exemplo: você vende um software perfeito para o crescimento do lead. Entretanto, agora o cliente precisa mudar de escritório.

Provavelmente, o seu produto não estará no topo da lista. Saber disso ajuda a avaliar se vale a pena investir seu tempo e energia agora nessa venda ou se é melhor esperar o momento do cliente

  • Em relação ao que conversamos, quais são seus maiores desafios hoje?
  • Qual o seu projeto para implantar essa solução?
  • Você tem outros projetos nessa área em andamento no momento? Como eles influenciam na implementação do nosso produto?
  • Qual é a situação na sua empresa que está provocando essa demanda?
  • Quando você gostaria de começar a ver resultados em um cenário ideal?
  • O que mais é necessário para que você possa iniciar esse projeto?
  • Caso você não feche negócio conosco, o que pretende fazer?

4. Perguntas para determinar se há orçamento disponível

De nada adiantará você conduzir o cliente por todo o funil de vendas se no final a conversão não acontecer por falta de capital. Por mais que falar sobre dinheiro seja um assunto delicado, é importante saber o orçamento do cliente antes de levar adiante o processo de vendas. Saiba a melhor maneira de abordar seguindo os exemplos:

  • Você já tem orçamento definido para o projeto? Como você pretende empregá-lo?
  • Você já investe em algum produto parecido hoje?
  • Em uma escala de 1 a 10, me diga quão difícil é aprovar um orçamento de X valor mensal?

5. Perguntas para identificar objeções

Quando um processo de vendas é bem feito, muitas vezes, o lead tem receio de “magoar” o vendedor e dá uma desculpa evasiva. Aliás, quem nunca respondeu “deixa eu pensar” ou “vou analisar e te procuro quando resolver” para uma proposta? 

É importante que você não permita chegar nesse estágio. Para isso é preciso entender a objeção verdadeira por trás da desculpa e conhecer o que realmente impede o lead de fechar o negócio. Assim é mais fácil contornar a situação.

  • Há algum motivo para que não possamos prosseguir com o negócio?
  • Em que exatamente você precisa pensar?
  • Há alguma questão que causa preocupação ou insegurança?
  • Qual o ponto você gostaria de levar ao seu sócio?
  • O valor do produto está dentro do que você planejava?
  • Há alguma funcionalidade do produto que não atendeu às suas expectativas? Ou o preço?

As perguntas para descobrir as necessidades do cliente são importantes para que você tenha informações suficientes para fazer um bom processo de vendas e fechar o negócio. Sem elas, você pode ficar perdido em alguma etapa e perder muito tempo com um lead que não dará resultado. Por isso é sempre bom ficar por dentro do assunto a fim de inovar na jornada comercial e continuar crescendo.

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