Funil de vendas: o que é, benefícios e como implementar na sua empresa

Funil de vendas: o que é, benefícios e como implementar na sua empresa

Você pode estar perdendo dinheiro nesse momento e nem imagina. Para te ajudar a descobrir isso, quero que responda duas perguntas: Você tem total clareza do processo de vendas da sua empresa? Sabe dizer quanto custa um novo cliente e quantas oportunidades precisa para fazer uma venda?

Se a resposta foi não para alguma delas, esse artigo é para você! Essa é a exata clareza que o Funil de Vendas pode trazer para o seu negócio.

Funil de vendas é uma estratégia de atração e conversão de clientes gradativa, em etapas, qualificando e nutrindo o lead com objetivo de realizar uma oferta no momento certeiro.

A ideia não é apenas encontrar a pessoa certa para oferecer seu serviço. Mas sim, construir uma experiência de vendas assertiva e inteligente, capaz de expandir as vendas e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Apesar de ser um conceito muito falado no Marketing Digital, poucas empresas conseguem utiliza-lo da maneira eficiente. E não importa o seu modelo de negócio, fique conosco até o final desse conteúdo para aprender o que é e como aplicar o Funil de Vendas na sua empresa.

O que é Funil De vendas

Esse conceito consiste em uma venda sistematizada, que ocorre por etapas. 

No início, o principal objetivo não é vender, mas sim, atrair o potencial cliente e se relacionar com ele para que a venda se torne um processo natural.

Diferente do modelo tradicional, onde a oferta de venda é feita no primeiro momento, em um funil de vendas a ideia é atrair e nutrir o consumidor a fim de tornar o seu produto ou serviço a opção mais lógica para solucionar o problema dele.

Isso possibilita a atração de um grupo de pessoas muito maior, que ainda não está no momento de compra, mas que tem o perfil ideal e será direcionado para sua oferta.

Veja na imagem abaixo, a estrutura de um funil e como funciona cada etapa:

esquema-de-como-funciona-um-funil-de-vendas

Atrair a audiência

Primeiro passo para atrair o seu potencial consumidor, é conhecer profundamente o perfil dele. Além de saber a idade, gênero predominante e região onde mora, é necessário identificar o que o seu público pensa, fala, ouve e vê. 

Desse modo, você vai entender quais são as reais necessidades e desejos. Uma excelente ferramenta para ajudar nesta definição é o Mapa da Empatia

Após conhecer a fundo o seu potencial cliente, é o momento de gerar conteúdo de qualidade para atraí-lo por interesse próprio. Assim, a sua empresa começará ser vista como autoridade no assunto. 

O conteúdo, não precisa necessariamente falar da sua marca ou serviço. O foco pode ser apenas entregar algo de valor que faça a diferença na vida do visitante.

Os formatos podem ser escrito, por áudio ou vídeo. Por exemplo: se o seu negócio é uma adega, você pode lançar um vídeo no Youtube ou em uma rede social, com o seguinte tema: “5 dicas de pratos para harmonizar com um cabernet sauvignon”

Depois de atrair, o próximo passo é conhecer esse visitante que acessou o seu vídeo.

Converter em Leads

Lead é uma pessoa que entrou em contato com a sua marca e ofereceu os seus dados em troca de algum conteúdo específico. >

Esse usuário avançou uma etapa no processo e está antenado com o que você faz e quer saber mais.

É o momento onde o seu conteúdo precisa se aprofundar e gerar mais valor para esse seguidor. Uma opção, seria ao final do vídeo, convidar a pessoa para baixar um guia com “10 receitas para harmonizar com o seu vinho predileto”.

Através de um formulário solicitar alguns dados, que faça sentido para o processo, para que o usuário tenha acesso a este material. Como nome, e-mail, telefone e qualquer outro dado relevante para sua empresa.

Com essas informações você poderá partir para a próxima etapa do Funil.

Relacionar-se

Nesse ponto, o Lead é alguém interessado no que a sua marca tem a oferecer, mas não necessariamente está pronto para uma oferta de venda. Portanto, o seu conteúdo precisa se tornar um pouco mais direcionado para aproximar o Lead do seu produto. Até que ele esteja pronto para comprar.

Vender

Vamos seguir com a nossa Adega…

Existem alguns comportamentos que podem ajudar a identificar o momento certo para ofertar o produto. Como por exemplo: se o cliente perguntou o preço de algum vinho no comentário do vídeo, se ele quiser saber se você entrega na região dele, ou se simplesmente está antenado em todos os novos conteúdos disponibilizado.

Esse é o momento em que ele está mais “aquecido” e propenso a realizar a compra.

Mas, após a venda concluída, o trabalho ainda não acabou. 

Analisar

É o ponto chave da estratégia e deve estar presente em todas as fases do seu Funil De Vendas. Uma das vantagens de aplicar um processo de vendas sistematizado, é que a mensuração é extremamente detalhada.

Você deve estar se perguntando, como analisar de forma prática esses dados. 

Em todo o processo, existem ferramentas digitais que reúnem informações detalhadas para avaliar o que está funcionando e tornar o processo mais inteligente.

Tudo que você precisa fazer é selecionar os indicadores que faz sentido para sua empresa e acompanhar a evolução dos dados.

E para finalizar, chegou o momento do pós venda.

Fidelizar

Diferente de um processo de vendas tradicional, nesse ponto você conhecerá o seu cliente muito bem. O que permitirá trabalhar formas de vendas para outros produtos, kits, upgrades, ou aproveitar momentos especiais de um cliente como uma data comemorativa.

Benefícios do Funil de Vendas

Se você chegou até aqui, creio que já conseguiu notar algumas vantagens em um processo de vendas por etapas. Mas, para visualizarmos melhor, segue um resumo abaixo.

  • Previsibilidade e controle de resultados;
  • Diminuição do custo de aquisição de clientes;
  • Segmentação avançada do público;
  • Alta taxa de conversão;
  • Aumento no Índice de recompra e fidelização.

Muito bonito todos esses conceitos não é? Mas, por onde começar?

Como aplicar o Funil de Vendas

O primeiro passo para sistematizar o seu funil, é modelar as etapas de vendas de acordo com o seu negócio, identificar as principais dúvidas que um potencial cliente possa ter e quais os tipos de conteúdos que você pode produzir para ajudá-lo.

Se quiser saber mais como modelar o fluxo de maneira mais assertiva, veja o nosso vídeo abaixo sobre como aplicar o funil de vendas na sua empresa:

Conclusão

Funil de vendas é um conceito estratégico que possibilita o desenvolvimento de um processo comercial em etapas, considerando os diferentes momentos da jornada de compra do seu cliente.

A mudança de uma etapa do processo para outra é chamada de conversão, e o objetivo central da estratégia é o entendimento aprofundado das necessidades do lead para auxilia-lo no caminho rumo a solução, a sua oferta.

Vale lembrar que as formas de atração do potencial cliente para dentro do funil é realizada através da disponibilização de conteúdos de extrema relevancia: artigos, vídeos, posts, etc.

Para acessar conteúdos mais avançados e específicos o potencial cliente paga, no primeiro momento, com informações. Chamamos essa etapa de conversão em leads.

Posteriormente, através de uma mecânica sistematizada mantemos relacionamento com lead com objetivo de nutrir e qualificar. Dessa forma todo o relacionamento e venda tende a ocorrer de maneira natural.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e implementar essa estratégia no seu negócio. 

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