5 tendências de 2021 que você precisa conhecer agora

No mundo dos negócios é imprescindível estar por dentro de tudo o que acontece para não ficar para trás. A concorrência está cada vez mais acirrada e contar somente com os conhecimentos básicos não é o suficiente para driblá-la. 

Pensando nisso, você sabe quais são as principais tendências do marketing digital em 2021? Sabemos que nem sempre há tempo para se inteirar sobre as novidades. Por isso, reunimos neste post 5 tendências que você precisa conhecer agora, antes do ano acabar. Continue a leitura e confira!

1. Data & Analytics

O Data Analytics é um conjunto de tecnologias e softwares que viabiliza extrair, armazenar e processar informações de diversos lugares. A partir daí, é possível tirar conclusões que podem ser úteis para os negócios.

O uso dessa ferramenta ajuda a gerenciar os dados em buscas de ideias sobre tendências de mercado, comportamento e necessidades dos clientes. Dessa maneira, a empresa pode melhorar seus processos, produtos e serviços.

Os benefícios de utilizar esse recurso são muitos. No marketing, por exemplo, os insights gerados pelas análises permitem que a empresa encontre clientes potenciais e identifique alguma alteração em suas preferências.

Dessa maneira, ela consegue criar estratégias de marketing que sejam mais efetivas e lucrativas, seguindo as tendências lançadas em 2021 e o principal, direcionar os seus investimentos para o nicho correto.

LGPD

LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — a conhecida Política de Privacidade. Ela foi sancionada em 2018 no Brasil, mas só entrou em vigor em 2020.  Essa lei estabelece regras para o tratamento dos dados dos consumidores brasileiros pelas empresas, dizendo como essas informações devem ser coletadas, armazenadas e utilizadas.

Se antes os dados poderiam ser comercializados sem autorização do consumidor, com a nova lei é preciso ter o consentimento expresso do titular das informações.Isso afeta diretamente a maneira com que as empresas podem prospectar clientes. 

A lista de contatos, por exemplo, não pode mais ser utilizada sem que o titular do telefone dê autorização, o que não é muito prático. Sendo assim, é preciso se reinventar para gerar leads.

Mudanças nas políticas das plataformas

Com a atualização do iOS 14, a política da Apple passou a proibir a coleta e o compartilhamento dos dados dos usuários por meio dos aplicativos de sua loja, ao menos que o titular autorize por meio de um aviso obrigatório emitido no próprio aplicativo.

Isso pode impactar o marketing, pois conforme os usuários desativarem o rastreamento, a personalização de anúncios e os relatórios de desempenho oferecerão limitações para conversão em aplicativos.

Segurança de dados

Nos últimos anos, a segurança de dados é cada vez mais importante, pois visa garantir que as informações sejam acessadas somente pelos responsáveis diretos e impedindo que sejam divulgadas para quem não é autorizado.

Para isso, tem-se utilizado as VPNs, que criam um caminho virtual protegido por senhas e criptografia em vez de transferir os dados entre dois dispositivos por meio da internet pública. Dessa maneira, elas conseguem manter os dados seguros e longe da ação de terceiros.

2. Aumento no nº de anunciantes online

Você sabe como o Google escolhe quais anúncios serão exibidos e em qual posição? Ele realiza um leilão de anúncios toda vez que uma pesquisa é feita. Entretanto, somente o dinheiro não é o que determina para um anúncio ser exibido ou ranqueado.

Com o crescimento no número de novos usuários, há também um aumento na quantidade de anunciantes, principalmente, nas redes sociais. As marcas perceberam que o investimento em publicidade nesses canais dá um ótimo retorno.

Aumento dos custos de aquisição

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) nada mais é que o resultado da soma dos investimentos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes que efetivaram a compra no mesmo período. 

A concorrência online faz com que, muitas vezes, aumente o valor do CAC. Entretanto, se o número ultrapassar o ticket médio, prejudica a saúde financeira da empresa. Por esse motivo é tão importante construir uma mecânica eficiente de retenção e conversão de leads.

SEO em alta

O SEO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar o posicionamento de uma página no Google e em outros mecanismos de busca. É por meio dele que o site pode ficar em primeiro lugar nas buscas pelas palavras-chaves e, consequentemente, atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Vale dizer que o aumento nos investimentos em marketing online se deve à maior valorização das estratégias de SEO, uma das maiores tendências para a forma de pensar pelo marketing da sua empresa. No qual sugerimos a todas as empresas darem atenção a essa técnica complexa, mas que gera muito resultado orgânico a longo prazo.

3. Inside Sales 

Inside sales é o termo utilizado para as vendas realizadas dentro da empresa por meio de canais de comunicação, como telefone, WhatsApp, email ou redes sociais. Ao contrário do telemarketing, em que as transações acontecem de uma maneira mais “mecanizada”, o inside sales é algo mais personalizado. 

Ou seja, a negociação é feita de acordo com as necessidades de cada cliente. Essa modalidade de vendas permite otimizar o tempo dos vendedores e dos clientes, reduzir custos com deslocamento e aumentar a produtividade.

4. Vendas Sociais

As redes sociais se tornaram grandes aliadas do marketing e das vendas. Por meio dessas ferramentas é possível se aproximar dos clientes, criar um relacionamento mais estreito e alavancar as vendas.

Shop Stream

O shop stream tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos meses devido ao isolamento social. Essa modalidade de vendas se trata de lives, feitas geralmente por influencers e artistas, em que há interação direta com o cliente e demonstração de produtos. 

Você conhece o Canal Shoptime? A dinâmica é bem parecida, mas o shop stream conta com tecnologias para que seja ainda mais interativo. Um grande exemplo desse método de vendas são as turnês feitas pelo rapper Travis Scott e pelo DJ Marshmellow para o jogo Fortnite.

Novas redes sociais

Instagram e Facebook são as principais redes sociais utilizadas no mundo inteiro, mas não podemos nos esquecer dos novos aplicativos que surgem e ganham muitos usuários, como o TikTok. A rede, que foi lançada em 2016 e já tem mais de 1,5 bilhões de usuários, faz muito sucesso, disputando ainda mais a atenção do público. 

Além disso, o Linkedin demorou mas tomou o seu lugar de destaque no mundo digital. De caráter mais profissional, tem sido utilizado principalmente por empresas no processo seletivo de profissionais e para publicações de anúncio para o público B2B.

Não tem nem como dizer que as novas redes sociais mudaram muito de uma hora para outra, consideradas tendências em 2021.

5. Inovações nos meios de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento é uma maneira de aumentar a conversão de vendas, e se caracteriza com uma das maiores tendências que mudaram as formas de pagamento em 2021.

Um comerciante que só recebe em dinheiro deixará de vender para os clientes que só estão com cartão no momento. Por isso, fique de olho nas inovações nos meios de pagamento.

Pix

O Pix é uma forma de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Assim como o TED e o DOC, é possível fazer a transferência de valores entre pessoas e empresas. A diferença é que ele é gratuito e pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite. As transações ocorrem em menos de 10 segundos e são feitas pelos aplicativos de celular.

Adaptação dos gateways

O gateway de pagamento é fundamental para a estrutura de e-commerce. Afinal, ele viabiliza a transmissão de dados entre cliente, comerciantes e banco durante a transação, de maneira segura. Com a criação do PIX, essa tecnologia teve que se adaptar para aceitar mais essa forma de pagamento.

Como você pode conferir, existem diversas tendências de 2021 que ajudam a alavancar as vendas e o crescimento da empresa. Por essa razão é que você deve estar sempre antenado para inovar o processo comercial e alcançar cada vez mais sucesso.

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