Como usar a Inteligência de Dados para aumentar as vendas

Mão de robô representando a inteligência de dados

A inteligência de dados é toda ferramenta ou método analítico que uma empresa usa para compreender as informações e lidar com dados em maior volume. O objetivo é analisar e converter esses dados em estratégias práticas para dar maior inteligência ao marketing e as vendas.

Segundo um levantamento da Gartner, a habilidade em usar dados para otimizar as ações para alavancar os negócios, será essencial para 90% das empresas até 2022. Isso mostra que esta, é uma das mais importantes tendências da atualidade para quem quer potencializar os resultados no mercado.

A análise de dados está relacionado a um termo conhecido como Big Data, e que pode ser abordado a partir de 3Vs, que são:

  • Volume: Quantidade de dados que podem ser coletados de diversas fontes
  • Variedade: as diferentes maneiras de geração de dados, que podem ser estruturados ou não
  • Velocidade: a rapidez para tratar, analisar e transmitir os dados

Existem basicamente 2 tipos de dados, quando o assunto é Big Data.

Mãos segurando a palavra Big Data

Dados Estruturados

São os dados que possuem uma estrutura determinada, como se fizesse parte da ficha de um indivíduo da sua base de leads ou clientes. Informações como: endereço, contato, idade e profissão.

Dados Não Estruturados

São dados que mostram comportamento e preferências, mas que não fazem parte de um indivíduo ou não possuem uma estrutura definida. Como por exemplo, dados de mídias sociais, portais de notícias, entre outros. 

Existem softwares que ajudam a monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa nas redes sociais, ou sobre o mercado em geral.

Mas, a forma mais confiável de mensurar esses dados, é através do trabalho humano. Até porque, algumas palavras positivas podem estar sendo usadas de maneira irônica, coisas que um robô teria dificuldade para identificar.

Como usar a Inteligência de Dados na prática

A inteligência de dados é uma parte vital dos esforços de qualquer organização para melhorar os serviços, as estratégias prospectivas e de abordagens comerciais.

Por isso, um dos usos mais comuns da inteligência de dados, é entender as preferências do consumidor. 

Coletar informações sobre hábitos, preferências de compras, tendências on-line entre outras informações individuais, vai te ajudar a adaptar melhor seus serviços, direcionar suas campanhas de marketing, identificar oportunidades e melhorar a experiência do usuário como um todo.

Pense em serviços como o Spotify, por exemplo, a inteligência de dados permite que a plataforma analise as preferências e acompanhe as tendências, podem dividir sua base de clientes em grupos e oferecer o conteúdo de forma segmentada.

É esse tipo de comunicação inteligente que melhora a experiência do usuário e aumenta o engajamento dele com a marca.

Mas, a inteligência de dados vai além do que oferecer sugestões de playlists. Os dados podem ser aproveitados para analisar o comportamento do consumidor de modo mais detalhado e oferecer produtos alinhados com os interesses dele. 

Isso vai acelerar a jornada do cliente no funil de vendas, reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentar o resultado financeiro da empresa.

Diversos segmentos de mercado estão utilizando a inteligência e o poder da inteligência artificial, como:

  • Saúde
  • Educação
  • Construção civil
  • Finanças e investimentos
  • Comércio online

Entre outros.

Imagem com teros representando a inteligência de dados

Principais Benefícios da Inteligência de Dados

O propósito das estratégias de marketing, é atingir a pessoa ideal como a mensagem certa. Por isso, coletar e analisar dados vai dar uma vantagem competitiva para a sua empresa e aumenta as chances de sucesso das suas estratégias de marketing e vendas.

A eficiência das estratégias inteligentes, baseadas em mensuração de dados, está relacionada ao poder que o consumidor tem hoje em dia. O comportamento do consumidor mudou, ele está cada vez mais antenado, pesquisador e escolhendo o conteúdo que quer ou não que consumir. 

Dentre os principais benefícios da inteligências de dados, podemos destacar:

Experiência personalizada

Cruzar dados como, histórico, páginas visitadas, aquisições passadas, emails clicados, entre outras variáveis, permite que a empresa ofereça experiências personalizadas de compra para as suas personas.

Otimização das estratégias

A mensuração de dados pode segmentar e ampliar o alcance das suas campanhas, deixando suas estratégias de marketing mais assertivas. E além da eficiência, a inteligência de dados pode mostrar o que está sendo feito de errado, logo no início de uma campanha, possibilitando assim que você corrija antes que desperdice recursos

Melhor Precificação

Precificar seu produto ou serviço de forma estratégica e essencial para ter bons ganhos e competitividade de mercado. Analisar custos e margem de lucro é importante. Mas é interessante também, identificar o que os concorrentes estão praticando para saber onde posicionar seu preço.

LGPD – Lei de proteção de Dados

Alguns cuidados devem ser tomados por todas as organizações públicas e privadas que coletam, tratam, guardam, processam ou comercializam dados. 

A partir de agosto de 2020, entrará em vigor a Lei nº 13.709/18 (Lei de Proteção de Dados – LGPD), que regulamenta as políticas de privacidade.

Recomendamos que reserve alguns minutos para entender quais são os direitos do cidadão e as obrigações das empresas que tratam dados, para evitar qualquer violação dos direitos de privacidade que podem acarretar, dentre outras coisas, multas pesadas para as companhias.

Conclusão

Sem a inteligência e a mensuração de dados, qualquer investimento em marketing torna-se um tiro no escuro. Sem o direcionamento sobre as informações do mercado que você atua ou sobre a sua base de consumidores, provavelmente a sua estratégia não vai ter o efeito esperado.

Mas, a inteligência de dados pode te dar a clareza no caminho e nas tratativas que deve tomar. Além de reduzir os seus custos de operação.

Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre mensuração de dados, Big Data e percebido como esses conceitos são fundamentais para a gestão das suas estratégias.

Se você quer sair na frente da concorrência, vender mais e aumentar seu lucro, recomendo que implemente o quanto antes um sistema automatizado de marketing com todo o poder da inteligência de dados, que nós como especialistas podemos te oferecer.

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