7 Maiores Tendências do Marketing Digital para 2020

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O último ano dessa década já começou e o marketing digital está com tudo. Ele segue sendo uma das formas mais eficientes de atração de clientes e consolidação de marca. Pensando nisso, nós desenvolvemos esse artigo para te mostrar as maiores tendências de marketing digital para 2020.

Muita coisa se mantém dos últimos anos, mas algumas novidades deverão estar em alta nesse novo ano. Por isso é importante se atualizar para não perder nenhuma oportunidade. 

Empresário pesquisando em tablet as Tendências do marketing digital para 2020

1 – SEO

O SEO não é uma novidade, mas neste ano, o método pode fazer a diferença nos resultados do seu projeto de marketing digital. 

Se você ainda não sabe o que é, aí vai uma rápida explicação: Search Enginne Optimization (Otimizador de motores de busca) é o método para rankear seu site, páginas, vídeos ou qualquer tipo de conteúdo no Google, para alcançar as primeiras posições das buscas.

Temos um artigo completo que explica detalhadamente o que é como aplicar estratégias de SEO para ranquear sua páginas. Clique aqui e acesse.

Mas, por que o SEO ganha ainda mais destaque em 2020, afinal? 

Porque os anúncios estão ficando mais caros. Isso vale também para as mídias sociais. No Facebook, por exemplo, também nota-se uma alta nos custos de anúncio. Com essa alta, a exposição orgânica será cada vez mais considerado um diferencial.

Pense também no seu funil de conteúdo. Se você usa um blog nas estratégias de marketing de conteúdo, pense nos interesses que seu lead por ter, de acordo com o conteúdo que ele está acessando.

Na prática funciona assim: você posiciona um artigo que vai chamar a atenção e fazer a pessoa acessar seu site. Lá dentro, você vai direcionar essa pessoa para outro artigo, fazendo com que ela se aprofunde no assunto, ou até mesmo, acesse conteúdos de assuntos relacionados.

Isso fará com que o lead fique engajado e se envolva com a sua empresa. Te dando a chance até, de direcioná-lo para um artigo de conversão. Ou seja, um conteúdo que oferte seu produto, ou serviço, como sugestão de solução para o problema que trouxe esse consumidor até seu site.

2 – Podcast

O Podcast também está entre as maiores tendências do marketing digital para 2020. Isso porque, quando estamos ouvindo um áudio podemos fazer outra coisa ao mesmo tempo. 

Outra vantagem, é a possibilidade de consumir o conteúdo offline. É só baixar os episódios e ouvir em viagens, no trânsito ou em qualquer outra situação que o usuário quiser.

O Podcast não é algo novo, mas sua popularidade vem crescendo ano após ano. Ainda mais pelo Spotify ter se tornado um agregador de podcasts.

3 – Anúncios no Youtube

O Facebook e Instagram estão reduzindo o alcance orgânico das publicações e priorizando as publicações pagas. Ou seja, é mais interessante para essas redes sociais, usar o espaço de um conteúdo orgânico para vender anúncios.

Mas no Youtube é um pouco diferente. Quanto mais produtores de conteúdo, mais vídeos e mais espaço para anúncio o Youtube tem. O que possibilita aplicar um preço menor para os anunciantes.

E com o advento do Youtube Premium, a plataforma duplicou o espaço para anúncio. Você já deve ter percebido que, os vídeos com mais de 5 minutos já possuem 2 vídeos de anúncio antes do conteúdo, e, às vezes, um anúncio no meio do vídeo. 

Portanto, anunciar no Youtube pode ser uma das tendências do marketing digital para 2020

4 – Vídeos

Diretamente ligado a terceira tendência, tudo indica que a produção continuará em alta para 2020. Se você quer melhorar o desempenho ou iniciar um projeto de marketing digital na sua empresa, capacite-se (ou capacite alguém) para criar vídeos.

Em todas as plataformas, o tipo de conteúdo mais buscado são os vídeos, e estes, trazem um enorme resultado para seu negócio.

5 – Email personalizado

Não basta enviar um e-mail geral para compartilhar seus conteúdos. É preciso personalizar a escrita para melhorar os resultados das suas campanhas de e-mail.

Lembre-se que estamos falando com pessoas reais, que possuem sonhos, desejos, medos, problemas e que estão buscando algum tipo de solução.

Por isso, é fundamental criar um funil de conteúdo e falar com os seus seguidores de acordo com os interesses deles. O que isso quer dizer na prática?

Se uma pessoa entrou para a sua base de leads baixando um ebook sobre mercado financeiro, envie um e-mail dando continuidade nesse assunto e que gere interesse. 

Por exemplo: “Olá Fulano, vi que você baixou nosso ebook sobre mercado financeiro. Você sabia que 93% dos Traders profissionais param de atuar no mercado após 5 anos? Por isso, te convido para assistir o vídeo onde mostro como não cometer os mesmos erros…”

A ideia é observar como a pessoas entraram em contato com a sua marca, qual material ela baixou ou acessou, o que ela está fazendo, e se comunicar com ela de acordo com essa movimentação.

Dividir seus leads em grupos de interesse e se comunicar com eles separadamente, vai aumentar a eficiência das suas campanhas de e-mail. 

Além de diminuir as chances do seu domínio de e-mail perder reputação e cair nas caixas de spam. Que é o que pode acontecer quando você envia para a base toda, sem segmentar.

6 – Criação de conteúdo criativo

Um conteúdo que não atrai e não engaja o consumidor, falhou na sua essência. As pessoas buscam conteúdos criativos e com profundidade. E para criar algo assim, precisamos entender exatamente o que as pessoas que se vinculam com a nossa empresa, querem. 

Os conteúdos não precisam, necessariamente, falar da sua marca ou serviço. No primeiro momento, o foco pode ser apenas entregar algo de valor que faça a diferença na vida do visitante.

7 – Inteligência Artificial

Não é de hoje que se fala sobre inteligência artificial. Mas a aplicação atual está bem evoluída. Os chatbots simulam um atendente humano e conseguem aprender com as interações dos usuários. 

O machine learning abre um mar de possibilidades. Uma prova, é o crescimento das buscas por voz. Em janeiro de 2018, o número de buscas na internet, com esse recurso, já ultrapassava 1 bilhão por mês.

A maioria desses serviços já conseguem ter um reconhecimento de voz bem eficiente, capazes de processar até falas confusas, como de crianças pequenas. Tudo para tornar a experiência do usuário mais qualificada.

Otimizar o marketing em serviços como Google Maps, por exemplo, fará com que assistentes pessoais, como a Alexa, recomendem sua empresa aos usuários da sua região.

braço de robô que representa a inteligência artificial que é uma das principais Tendências do marketing digital para 2020

Conclusão

Para ter sucesso no mercado competitivo que vivemos, é preciso ter mais do que um bom produto ou serviço. Você precisa entender e utilizar os recursos disponíveis para proporcionar as melhores experiências aos consumidores.

Espero que esse artigo tenha te dado clareza sobre as principais Tendências do marketing digital para 2020. E desejo que esse ano seja de sucesso para você que nos acompanha.

Estamos a disposição para ajudá-lo a implementar, ou otimizar seus planos de marketing e usar todo o poder da internet para alavancar as vendas.

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