Como Criar um E-mail de Newsletter [Checklist]

A Newsletter é uma das melhores formas de manter uma comunicação periódica com seu público e estreitar um relacionamento personalizado.

Aliás, o significado de Newsletter nada mais é do que “boletim informativo” para assinantes interessados em conteúdos que são relevantes na sua empresa. Por exemplo podemos citar atualizações de serviços e produtos, tendências do seu nicho de mercado, conteúdos do blog, eventos, entre outros assuntos. 

Entretanto, devemos lembrar que o objetivo deste email não é diretamente comercial, pois o lead não quer ser contactado apenas para receber ofertas. A insistência em campanhas o tempo todo pode se tornar cansativo. 

A Newsletter é a melhor ferramenta para investir no relacionamento, confiabilidade e nutrição dos seus leads, por isso é essencial usá-la para o foco correto.

Você sabe como enviar newsletters corporativas de alta performance? Se ainda não, pode se tranquilizar. Nesta publicação, traremos tudo o que precisa saber sobre como criar um e-mail de Newsletter, através de um checklist para você não deixar passar nenhum detalhe. 

Então para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

🗸 Faça um planejamento dos e-mails de newsletter

Antes de mais nada, para criar e começar a enviar uma newsletter corporativa que dê resultados positivos, deve-se pensar em questões primordiais no planejamento, antes que o e-mail seja enviado. 

Por outro lado, caso um informativo seja  enviado sem planejamento, poderá ocasionar o sentido inverso da proposta inicial, com resultado como a perda de leads e ativações de SPAM na caixa de entrada.

Para que isso não aconteça, veja quais itens devem ter no seu planejamento:

Objetivo

Defina o objetivo da comunicação, seja para fidelizar clientes, nutrir e educar o seu público, geração de leads ou até mesmo confiança para a conversão de vendas.

2- Segmentação

Pense na diversidade do seu público, nem todos estarão no mesmo momento da jornada de compra, ou então possuem o mesmo interesse de produtos/serviços. A segmentação é importante para separar os leads por interesse, se são clientes ou oportunidades, e outras variáveis que você desejar.

3- Persona

A personificação do público para qual você irá enviar os e-mails ajudará você a pensar na linguagem a ser usada, assuntos, estrutura e dores dos leads.

🗸 Utilize uma ferramenta de e-mail marketing

Em primeiro lugar, defina qual ferramenta de e-mail marketing será usada no envio de e-mail da sua newsletter e outras comunicações.

Em nenhuma hipótese use Gmail, Hotmail e outros provedores de e-mails para enviá-las, principalmente para uma grande quantidade de pessoas.

Essa é uma regra essencial para ações de E-mail Marketing, sendo ferramentas gratuitas ou não, análise algumas opções como o RD Station Marketing, Mail Chimp, entre outros.

🗸 Defina a periodicidade para o envio de newsletter

Embora não exista uma frequência definida para o envio de newsletter, a periodicidade em que ela será enviada é muito importante no processo.

Da mesma forma que um jornal impresso antigamente tinha publicação diária, semanal, quinzenal e mensal, o envio das newsletters da sua empresa devem ter essa publicação frequente e organizada.

Para definir a periodicidade ideal da newsletter, considere alguns fatores como: o perfil do seu público, a segmentação e análise das performances dos seus outros e-mails (datas e horários que tiveram melhores taxas de abertura).

De uma maneira geral, apenas não envie e-mails em grande quantidade em um curto espaço de tempo, e nem deixe muitos dias sem comunicação com seus leads para não desengajá-los.

🗸 Escolha quais temas e conteúdos são mais relevantes

Agora chegou o momento de selecionar qual o tema principal do seu e-mail e os conteúdos que serão enviados nele.

Podemos dizer “conteúdos” no plural, porque a sua newsletter pode conter apenas um ou diversos tópicos. Isso pode variar de acordo com o que é interessante para a sua empresa, seguindo o planejamento de marketing.

Por exemplo, escolher temas que estejam ligados ao momento da empresa, das campanhas promocionais, enviar publicações de artigos do blog por exemplo são indicadas.

Criar conteúdos de recompensa, como guias, e-books, checklists e infográficos que o seu público possa se interessar. Lançamento de eventos e webinars também são exemplos de ótimos tópicos que podem ser abordados.

Assunto do e-mail 

Durante a criação de conteúdo, elabore um assunto que estimule a curiosidade, pois esse será o principal elemento para o usuário abrir o e-mail. 

Seja criativo e se atente ao número de caracteres que vai inserir. Não faça assuntos muito grandes, que não apareçam na caixa de entrada e que desmotive os assinantes a lerem seus e-mails.

CTAs

Enquanto isso, existem outros fatores a se atentar, como por exemplo a Call to Action (CTA), que oferece links de direcionamento do leitor para o objetivo do e-mail. Seja para levar ao site da empresa, blog, ações promocionais, etc.

No entanto, não se esqueça de limitar os conteúdos de oferta da sua newsletter. Lembrando que o objetivo é engajar e não vender, por isso a prática sugere 80% de conteúdo e apenas 20% de chamadas de oferta.

Além disso, não exagere na quantidade de links de direcionamento, pois pode confundir o leitor, como também fugir dos parâmetros de funcionalidade das boas práticas de e-mail, levando a caixa de SPAM e consequentemente sujando a lista.

Personalise sua newsletter

A saudação inicial chamada pelo nome da pessoa cria um sentimento de exclusividade e atenção especial a ela.

Em outras palavras, você pode tanto começar com um título, como também direcionar a comunicação a uma pessoa. A segunda opção chama a atenção para o e-mail e cria uma maior identificação com a marca.

Posteriormente, analise como será feita a assinatura e mantenha sempre o mesmo padrão. Seja por um remetente que represente a empresa, como: o (a) presidente, gerência ou direção de marketing, ou até mesmo a pessoa que escreveu a newsletter. 

Essa assinatura personalizada também aproxima o leitor da empresa, mas isso não quer dizer que não possa finalizar com um rodapé padrão ou assinatura da equipe.

🗸 Crie um layout da newsletter

Agora, chegou o momento de selecionar qual o template será utilizado como padrão da sua newsletter. Ele pode ser escolhido através dos modelos oferecidos pela ferramenta de e-mail marketing, como também criado um novo design pela equipe.

No entanto, não invente demais, realize uma configuração simples e que entregue resultados. Defina um layout clean e que leve a identidade visual da marca, escolha 2 a 3 as fontes que serão usadas e que o público identifique do que se trata.

Escolha imagens ou ícones levando em consideração as boas práticas de um envio de e-mail e do software utilizado, sempre em tamanhos comprimidos para não carregar na abertura.

As imagens proporcionam um visual incrível, mas se usadas de uma forma errônea podem causar um efeito negativo.

O exagero do uso de elementos gráficos, pode levar a não abertura dos itens e dependendo do aparelho, conexão de internet, pode não entregar o que foi proposto. Por isso nunca se esqueça, o menos pode ser mais!

Como acompanhar os resultados?

Monitorar ajuda a melhorar a estratégia e resultados obtidos na performance dos e-mails. Para isso é preciso analisar na ferramenta de e-mail os seguintes indicadores de desempenho:

  • Entrega;
  • Taxa de Abertura;
  • Taxa de Cliques;
  • Número de descadastros;

Para resumir, analisar esses resultados vão direcionar a melhoria de estratégias, seja fazendo testes AB de assuntos, mudando as CTA’s, escolhendo novos temas que serão abordados e até mesmo rever o planejamento dos e-mails, para assim aumentar todas essas taxas e obter sucesso nos envios de newsletter. 

Quer saber como acelerar o seu negócio através da internet através da inteligência digital? Entre em contato com os especialistas da Howeb e amplie o faturamento da sua empresa com a metodologia de aceleração de vendas.

Botão com link

Compartilhe:

Veja também: