Como saber se o Lead é qualificado para comprar da sua empresa?

Introdução

Um lead é uma pessoa ou organização que demonstra interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Já um lead qualificado é aquele contato que está pronto para a compra. 

Seu tempo é valioso. Suas habilidades também. Portanto, antes de estar confortável com a quantidade de leads gerados, vale a pena reservar um momento para avaliar: é um perfil qualificado que vale a pena seguir em frente ou apenas um curioso?

Desta forma, a gestão dos Leads é um tema que faz parte da realidade de muitas empresas brasileiras, sendo uma estratégia indispensável para grande parte delas. Nesse contexto, a qualificação do lead é importante para direcionar esforços de marketing e aumentar as chances de fechar negócio. 

Mas como saber se um lead está qualificado? Quais critérios usar para considerar se uma pessoa é ou não um bom prospecto para o seu negócio? 

Entenda a qualificação de leads

Uma das maneiras mais comuns de identificar leads qualificados de marketing é analisando o perfil do lead, o nível de interesse e se está pronto para comprar. 

O primeiro critério para saber se um lead é qualificado é o perfil. É importante analisar as características da pessoa, seus hábitos e os dados que você tem sobre ela. 

O segundo critério é o nível de interesse. Para saber se um lead está realmente interessado no que você tem a oferecer, é importante analisar o comportamento dele na internet. 

O terceiro critério é saber se o lead está pronto para comprar. Um lead qualificado não necessariamente está pronto para fechar uma compra, mas é importante saber se ele já está em um momento avançado do funil de vendas. 

Esses são apenas alguns critérios a serem considerados para verificar se um lead está qualificado para comprar da sua empresa e também vai te ajudar a direcionar os esforços para atrair somente aqueles que realmente têm potencial de fechar negócio com a sua empresa.

Mas além disso, podemos classificar os leads para auxiliar neste processo e aumentar suas vendas.

Tipos de leads – MQL, SAL e SQL

Você sabia que existem 3 classificações adotadas para qualificação de leads e que elas são relacionadas a sua jornada? Cada classificação possui características únicas, as quais permitem que o processo seja feito de forma segmentada, melhorando as chances de sucesso na venda.

  • MQLMarketing Qualified Leads, ou, leads qualificados a partir de ações de marketing.

São leads que estão na fase de considerar opções para resolução de um problema. São educados a partir de sequências de conteúdo, sabem suas dores e como solucioná-las. 

  • SALSales Approved Leads, ou, leads aprovados pelo marketing. 

São leads que estão em contato com o setor de pré-vendas que preenchem os requisitos para obter a solução proposta. 

  • SQL Sales Qualified Leads, ou, os leads totalmente qualificados, também chamados de oportunidades. 

São aqueles contatos que estão na última etapa do funil de vendas e aguardam a proposta para comprar a solução apresentada. São aqueles leads que se tornaram oportunidades reais de fechamento.

Perguntas para fazer sobre um lead antes de investir mais tempo e esforço

Separamos aqui 5 perguntas para você fazer sobre um lead e verificar se ele é qualificado para comprar sua solução.

Desse modo, se o seu lead não passar neste teste, seria sábio reavaliar o relacionamento. 

Conclusão

Nem sempre ter uma base enorme de dados quer dizer que estamos a um passo de alcançar vendas reais.

Assim, seu processo de qualificação de leads determinará o sucesso do seu funil de vendas. A jornada do MQL para o SQL é crucial para as marcas, pois elas já gastaram recursos na aquisição de leads. 

Por isso, faça uma análise do Lead ideal para o seu negócio e use as melhores ferramentas para automatizar o processo e, assim, atrair leads mais qualificados. Assim, você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: as vendas!

Queremos que você e sua equipe concentrem seus esforços em oportunidades qualificadas! Quer ter leads mais qualificados para vender mais? Solicite uma sessão estratégica com um de nossos especialistas e entenda como a Howeb pode te ajudar.


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