Guia Definitivo: Como Vender pelo WhatsApp

Se você quer saber mais sobre como utilizar o aplicativo da maneira mais eficaz, continue lendo este artigo e aprenda como vender mais com o nosso Guia definitivo do WhatsApp.

Atualmente, existem diversas formas de entrar em contato com seus clientes para garantir vendas de maneira eficiente. Uma maneira de estabelecer esta relação  é através do WhatsApp, principalmente a versão WhatsApp Business, um aplicativo de mensagens de celular, que também pode ser acessado no computador. Esta ferramenta apresenta muitas vantagens, como a familiaridade que o público tem com ela, a agilidade na comunicação, etc. 

Use WhatsApp Business e um número exclusivo de celular

Nessa versão do aplicativo, criada especialmente para empresas e, por isso, oferece algumas funções indisponíveis na versão normal, como respostas rápidas, catálogo de produtos e até um perfil completo da empresa. Isso aumenta a profissionalidade, faz com que os clientes se sintam bem atendidos, o que pode deixá-los mais confortáveis e confiantes na empresa. 

Além disso, essa ferramenta permite que o usuário acesse estatísticas para acompanhar o desenvolvimento do seu negócio, etiquetas para organizar conversas e um link curto para que o cliente, mesmo sem o número da empresa, possa entrar em contato por WhatsApp de maneira simples.

Para instalar e configurar o WhatsApp Business da melhor maneira para a sua empresa, baixe o aplicativo no Google Play Store e siga as instruções presentes no site do aplicativo, que explica como instalar e configurar o WhatsApp Business.

Listas de transmissão

A lista de transmissão é uma ferramenta que permite mandar a mesma mensagem para várias pessoas simultaneamente. As listas de transmissão enviam a mensagem para cada indivíduo, fazendo com que sintam a abertura para um diálogo direto com a empresa. Isso aumenta a sensação de aproximação com a empresa e, assim, mais interesse no produto, que pode ser entendido como tão personalizado quanto a conversa estabelecida.

As listas de transmissão permitem que a empresa divida os clientes de acordo com seu o estágio de compra, como será discutido mais à frente. Além disso, também é possível dividir os clientes dependendo do produto que tenham mais interesse, caso a empresa trabalhe com diversos artigos. Isso permite que as novidades e promoções sejam comunicadas de maneira direta de acordo com o interesse pessoal de cada um.

Dessa maneira, você tem uma divisão de clientes mais individualizada e específica. Uma desvantagem é que estas listas apenas alcançam quem tem o seu contato salvo. Contudo, isso também garante que as pessoas na lista realmente tenham interesse nos produtos oferecidos pela empresa.

Grupos Exclusivos

Empresas utilizam essa ferramenta como um grupo de vendas exclusivo para alguns clientes, para compartilhar ofertas, lançamento de produtos, etc. Para criar um grupo, é preciso saber os termos e condições do aplicativo e saber se pode haver troca de mensagens de cunho comercial. No caso do WhatsApp, é possível comunicar pedidos, realizar transações, oferecer informações, agendamentos, etc.

É de extrema importância adicionar o número de telefone das pessoas interessadas (sempre com a permissão delas) no grupo, estabelecendo regras sobre as trocas que podem acontecer no grupo e informando a sua intenção nele (compartilhar ofertas, novos produtos, acelerar o atendimento, entre outros objetivos).

Esses grupos permitem que as empresas reúnam um público alvo em apenas um lugar, o que pode tornar a comunicação mais rápida, mesmo que mais impessoal. Além disso, clientes podem comunicar entre si sobre os produtos da empresa, o que possibilita maior interesse neles. Para que o grupo exclusivo funcione da maneira adequada, é necessário que haja uma mediação ativa de um ou mais colaboradores e compartilhamento apenas de conteúdos relevantes para os clientes.

Organize seus clientes

Para facilitar a organização dos clientes, é interessante usar a estratégia do funil de vendas, ou seja, separar os clientes de acordo com o estágio da compra que se encontram, desde o primeiro contato até a finalização da compra.

Esse método é dividido em: topo do funil, é quando a pessoa primeiro encontra um problema ou necessidade; o meio do funil, onde a pesquisa passa a ser voltada para a resolução do problema; e, por fim, o fundo do funil, quando a decisão da compra é finalizada.

Assim, agrupando os clientes de acordo com o estágio do funil onde se encontram pode auxiliar o direcionamento de mensagens a serem trocadas. Dessa forma, tanto os indivíduos interessados quanto a empresa recebem e organizam informações relevantes durante a venda.

Crie seu catálogo

Essa é uma função muito importante para quem tem uma lista de produtos a serem expostos aos clientes.

Para criar um catálogo, entre nas configurações do aplicativo e selecione “catálogo”. Depois, faça o upload das imagens dos produtos, colocando as informações necessárias, como nome, preço, descrição, entre outros.

Isso é especialmente interessante caso a empresa não possua um site próprio, pois permite que os clientes tenham acesso mais fácil ao que é oferecido e conheçam melhor o foco da empresa.

Tenha produção de conteúdo 

Com a quantidade de informações que sempre é recebida, é importante sempre estar produzindo novos conteúdos, como novos produtos, vídeos, ebooks, podcasts, etc. Isso garante que a sua empresa não seja esquecida e os seus clientes continuem investindo nos seus produtos. 

Investir em novidades, conteúdos relevantes, além de possuir uma identidade visual interessante são coisas indispensáveis. Aqui, as listas de transmissão e os grupos exclusivos são extremamente úteis, já que permitem que o conteúdo criado seja utilizado da maneira mais eficaz, transmitindo para os clientes que terão interesse em conteúdos específicos, o que também funciona como uma estratégia para manter os clientes conectados à empresa e aos assuntos relacionados. Mas é preciso fazer isso de maneira equilibrada para não sobrecarregar a comunicação com informações excessivas. Cuidado com os SPAMs.

Invista em suporte ao cliente

Para garantir que o cliente se sinta escutado, é importante que o atendimento seja realizado de forma rápida.

A maioria das pessoas entra em contato por mensagem esperando uma solução ágil e direta para um possível problema ou para a procura de algum problema. Não deixe o telefone no silencioso e se atente às notificações. Caso seja possível, também é importante  que sua equipe tenha o treinamento necessário e que se dedique ao atendimento ao cliente pelo WhatsApp.

Como essa é uma ferramenta flexível, a linguagem não precisa ser muito formal ou elaborada, ela precisa ser de fácil compreensão para a maioria das pessoas. Porém, é importante evitar usar linguagem chula, como palavrões ou palavras ofensivas.

Cronograma de mensagens

O WhatsApp é uma ferramenta usada para facilitar a comunicação de maneira prática. Assim, empresas podem criar mensagens automáticas que garantem que o cliente receberá uma resposta rápida para a sua pergunta.

Dessa forma, ao invés de criar uma mensagem personalizada para cada indivíduo, é possível criar uma série de mensagens automatizadas para um número maior de pessoas dependendo do estágio do funil de vendas. Por exemplo, uma mensagem automática que pode ser muito útil para clientes no topo do funil (ou seja, na primeira fase de pesquisa) indicaria os preços dos serviços ou produtos. Além disso, é possível usar chatbots, que são ferramentas que permitem comunicação automatizada. Assim, as perguntas do cliente serão respondidas automaticamente ou, caso não seja possível, ele terá a garantia de receber a atenção da empresa.

Utilize o WhatsApp Web

Apesar de toda a praticidade, pode ser cansativo trabalhar apenas no celular. Assim, a ferramenta do WhatsApp Web é muito útil para empresas, já que oferece uma maior praticidade para trabalhar, já que o computador possui funções diferentes do celular, permitindo acesso mais fácil a arquivos maiores e maior conforto.

Para utilizar essa ferramenta, acesse o site do WhatsApp Web e escaneie o QR Code com o próprio celular, o que permite acessar as mensagens na tela do computador.

Conclusão

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre como acelerar o seu negócio através da internet, entre em contato com os especialistas da Howeb e aprenda mais sobre como melhorar cada vez mais a sua empresa online e amplie o seu faturamento  com a metodologia de aceleração de vendas.

Não deixe de seguir os passos deste guia de como vender pelo WhatsApp e pronto. Boas vendas!

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