Marketing one to one: saiba o que é e como encantar seu cliente com essa poderosa ferramenta

Poucas coisas são tão valiosas para a longevidade de um negócio como ter uma clientela fiel e engajada. É isso que o marketing one to one promete.

Com a conquista de cada cliente como único, e fazer o relacionamento com a empresa durar décadas. 

É comum ouvir de pessoas mais velhas como antigamente as coisas eram feitas com mais calma, com mais atenção e de forma mais personalizada. Hoje em dia, nos acostumamos com uma rotina mais automática e genérica. 

É por isso que o marketing one to one tem um potencial transformador para qualquer empreendimento. Todos querem se sentir especiais e conhecidos quando entram em um estabelecimento comercial. 

Querem que um vendedor já conheça seus gostos e preferências e o chame pelo nome. 

Vibram ao receber benefícios especiais por aniversário ou se sentem motivados ao receber uma promoção exclusiva para algo que lhe interesse. 
Nesse texto, explicaremos como o marketing one to one pode proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória para seu cliente e o que pode fazer pelo sucesso de seu negócio.

Marketing one to one: seu cliente sendo único

A estratégia de marketing digital tem por princípio obter o máximo de informação do cliente para oferecer oportunidades, realizar anúncios e garantir atendimento que seja personalizado. 

Isso implica tanto em mandar e-mails com ofertas levando em consideração o histórico de compras do cliente quanto em chamá-lo pelo nome e oferecer vantagens que sejam interessantes, como entrega de produtos em casa ou reserva na loja para retirada. 

O marketing one to one tem como premissa o uso da tecnologia mais moderna para conseguir um tratamento cuidado, como os negócios de antigamente podiam proporcionar a seus clientes. 

Isso não faz com que, a curto prazo, as vendas aumentem vertiginosamente e que a clientela dobre. Mas, a médio e longo prazo, aquele cliente torna-se fiel, gerando um relacionamento com a empresa.

A importância desse tipo de marketing

O marketing one to one, como visto, tem maior foco no envolvimento entre cliente e empreendimento, fazendo com que se crie um laço de confiança e recorrência. 

Esse envolvimento tem uma série de vantagens para o negócio, como:

  • Aumento do ticket médio – upsell;
  • Fidelidade;
  • Engajamento;
  • Indicações para parentes e amigos;
  • Diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Cliente);
  • Facilitar criação da persona.

Entre os benefícios elencados acima, alguns conceitos merecem explicação mais detalhada para esclarecermos exatamente o que trazem de valioso para qualquer negócio. 

O upsell diz respeito à possibilidade de fazer com que o cliente adquira mais do que tinha intenção de comprar. 

Isso pode significar um aumento do ticket médio também, quando o cliente passa a gastar recorrentemente um determinado valor. 

Além disso, quando falamos em engajamento e fidelidade, isso pode se traduzir tanto em responder bem o que é proposto pela empresa, até mesmo fazendo compartilhamentos em redes sociais quanto também voltar periodicamente ao negócio para consumir. 

Essa é a maior prova de um cliente conquistado: quando há o retorno certo e constante. 

Em paralelo a isso, criar um laço de confiança com o cliente faz com que ele indique o negócio para mais pessoas, validando a empresa e endossando o produto ou serviço. 

O potencial desse tipo de indicação faz com que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminua. 

Nesse sentido, detendo mais informações de quem é o cliente ideal do negócio é possível a criação da persona, que será um personagem representando esse cliente. 

Ter em foco a persona é outro motivo de redução de CAC, pois as estratégias serão mais alinhadas com a realidade e muito mais efetivas, conseguindo atingir mais consumidores por menos custo com divulgação.

Aplicando o Marketing one to one

Para aplicação da estratégia de marketing já tratada, existem diversas ferramentas que podem ser extremamente relevantes e que auxiliem o negócio a moldar a melhor iniciativa para sua empresa. 

A chave é obter o máximo de dados possível para que se possa refinar e alinhar todos os passos da compra, desde a criação do desejo até o pós-venda. 

Nenhum detalhe é muito pequeno quando se trata de encontrar os pontos que trarão a identidade de seu cliente. 

Entre as ferramentas existentes, elencamos o CRM, Business Intelligence e Big Data, que tem o condão de fornecer dados importantes para o modelamento da estratégia. 

O CRM, Customer Relationship Management, tem foco na criação e gerenciamento de banco de dados do cliente.

Enquanto o Big Data tem o poder de aprofundar esses dados, fornecendo informações com base em mídias sociais, localização, entre outros. 

Por fim, o Business Intelligence foca na coleta, organização e distribuição dos dados, dizendo respeito ao controle do conjunto de dados presentes. 
Com o uso de tais ferramentas, o marketing one to one torna-se preciso e consistente, garantindo o tratamento que seus clientes buscam e o sucesso que seu negócio merece.

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