Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre a importância do email marketing na estratégia de vendas, mesmo com vários outros canais de comunicação. Entretanto, nem todo mundo está por dentro do assunto. Você sabe exatamente o que é e como aplicá-lo? Nada melhor que um guia do email marketing para você começar a aplicar hoje mesmo.
O marketing por email é uma das ferramentas de construção de relacionamento com o público e que tem o objetivo de gerar vendas e aumentar o faturamento da empresa. Mas para que isso aconteça é necessário saber como fazer um bom email marketing.
Pensando nisso, resolvemos trazer este guia com informações relevantes sobre o tema. Com este Guia Secreto de Email Marketing, você encontrará o que precisa saber para aproveitar esse recurso ao máximo e obter bons resultados. Continue a leitura e confira!
Entenda o email marketing
Resumidamente, o email marketing é a comunicação entre empresa e cliente que acontece por email, de forma mais pessoal e personalizada. Uma campanha de marketing por email pode ser desenvolvida em html ou texto e apresentar promoções, produtos ou conteúdos.
Para utilizar essa estratégia é necessário lançar mão de uma ferramenta de disparo de emails, facilitando a entrega do material. O objetivo principal do email marketing é nutrir a base de contatos com conteúdos relevantes e consequentemente facilitar a decisão da compra. Entre os benefícios de utilizar esse recurso estão:
- construir relacionamento estreito com o cliente;
- aumentar o conhecimento da marca, fazendo com que o cliente tenha a sua empresa e seus serviços como prioridade;
- incentivar os assinantes a fornecer informações pessoais que podem ser úteis na conversão de venda;
- promover produtos e serviços da empresa.
Crie uma estratégia de email marketing
Agora que você já sabe o que é, como funciona e as vantagens de apostar no email marketing para alavancar as vendas, chegou o momento de entender a partir deste guia como criar uma estratégia de marketing por email. Veja.
Definindo o ICP
ICP quer dizer Ideal Customer Profile, que em português significa Perfil de Cliente Ideal. Ele é usado para definir um perfil de cliente que contém as características essenciais para comprar a solução que a sua empresa vende.
Para definir o ICP é preciso utilizar as informações do mapeamento do público-alvo, aprofundando no entendimento das necessidades, realidade, dores e contexto dos leads. Isso é importante porque ajuda a equipe de vendas a formular abordagens comerciais eficientes.
Estabelecendo os objetivos
O principal objetivo do email marketing é gerar mais leads. Entretanto, é importante definir o que se deseja a cada email enviado. Antes de decidir os propósitos de sua campanha, defina algum contexto.
Para isso, pesquise quais são as estatísticas de email marketing para o seu setor e utilize-as como comparativo e referência para os seus objetivos. O que você deseja:
- Vender mais?
- Qualificar o pós-venda?
- Criar uma estratégia de nutrição de leads?
Definindo os conteúdos
A criação de conteúdo para email marketing é algo que preocupa os profissionais de marketing, pois varia para cada negócio. Primeiramente, esteja por dentro dos tipos de campanhas por email que existem e decida sobre o que pode interessar mais o seu público.
Definindo a segmentação
A segmentação é um filtro para selecionar leads da base que apresentam informações mais específicas. Dessa maneira é possível criar uma lista dinâmica e promover ações de marketing direcionadas aos interesses dos assinantes. Assim, evita-se enviar conteúdos pouco interessantes para os leads e perder assinaturas.
Definindo o calendário de comunicação
É importante definir qual será a frequência em que os emails serão enviados e informar o público com antecedência para que eles saibam o que esperar. Seguir o cronograma é fundamental para construir a confiança no relacionamento entre cliente e empresa.
Mensurando os resultados
Para fazer a estratégia de email marketing dar certo é preciso ficar de olho nos resultados e ser meticuloso com todas as métricas importantes. Isso ajudará a fazer as alterações necessárias para ter os objetivos atingidos com sucesso.
Saiba as regras para não cair no SPAM
Utilizar o email marketing para conseguir leads é, realmente, uma ótima estratégia. Entretanto, saiba que existem regras para não cair no SPAM, que é uma caixa em que emails duvidosos são mandados.
Nos EUA há uma lei chamada CAN-SPAM, que estabelece regras para os emails comerciais e estabelece punições para quem violá-las. Embora não seja válida no Brasil, ela é usada como boas práticas que devem ser seguidas para não tornar os emails marketing da sua empresa algo inconveniente para o lead. A seguir, confira algumas delas.
Lista branca
É uma lista do assinante com os emails aprovados e que têm permissão para ficar entrar na caixa de entrada. A maneira mais fácil de conseguir isso é orientar o lead a adicionar o seu endereço de email no catálogo de endereços. Uma boa ideia é dar o passo a passo de como fazer esse procedimento no email de boas-vindas.
Mensagem
Evite usar letras maiúsculas e vários pontos de exclamação nas mensagens do email marketing. Além disso, existem alguns termos que devem ficar de fora por serem facilmente detectados como SPAM, como “opt in”, “click below” e “order”.
Provedor
Utilize um provedor de serviços de email reconhecidos, pois a reputação dessa empresa afeta a capacidade de entrega do seu email marketing. De nada adiantará fazer uma estratégia perfeita, se os seus emails não chegarem aos assinantes por conta do provedor, não é mesmo?
Duplo opt-in.
Além da lista branca, também é interessante fazer o duplo opt-in. Para isso, envie um email com a solicitação de confirmação. Assim, você garante que o assinante esteja realmente interessado em seus emails e fique mais engajado.
Conheça ferramentas de email marketing
O software para automação de marketing contém diversas funções que ajudam nas etapas de criação e de envio de email. Mas não é somente isso. Ele também pode ser usado na elaboração de landing pages, gestão de redes sociais, formulários para captação de leads e muito mais.
Dentro desse tipo de ferramenta, você pode encontrar funcionalidades bem interessantes sobre os leads. O lead tracking, por exemplo, permite o monitoramento dos leads desde o início até o fim da jornada de compra.
Dessa maneira é possível melhorar a personalização no relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentar o potencial de vendas. Já o lead scoring demonstra a capacidade de um lead se tornar um cliente de fato. Aqui, na Howeb, somos parceiros do RD Station.
Como você pode conferir, o email marketing ainda é uma estratégia de vendas muito utilizada e válida. Ele viabiliza uma comunicação mais estreita e personalizada com o cliente, o ajudando e o conduzindo na jornada de compras. Sendo assim, ele não pode ficar de fora do marketing, comece a usar o Guia do Email Marketing na sua empresa.
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