Público-alvo: Como mapear de forma eficiente para escalar as vendas

Mar de pessoas que precisa de uma estratégia completa de marketing e vendas para atingir o público-alvo

Esse termo é conhecido por quase todos os profissionais e empreendedores do nosso mercado. Mas, para quem ainda não está familiarizado, consiste em um grupo de consumidores, instituições ou outras empresas, que se identificam com algum produto ou serviço específico. Vamos pensar em um exemplo prático de público-alvo.

Imagine uma mulher chamada Raquel, de classe média alta, empresária, vaidosa que pratica exercícios físicos, com 39 anos e demonstra interesses como moda, beleza e saúde.

Essa pessoa pode fazer parte de um grupo, público-alvo de clínicas de estética ou de cirurgia plástica.

Conhecer seu público-alvo a fundo é essencial para te nortear tanto em ofertas certeiras, quanto na produção de conteúdo de valor.

Por que definir o Público-Alvo?

Vimos um exemplo de público acima, mas vamos pensar agora pelo lado da empresa. Imagine um jovem músico empreendedor, que sonha em abrir uma escola de música na cidade onde mora.

Mas, essa cidade tem apenas 30 mil habitantes. Embora nosso jovem empresário conheça tudo sobre música, tenha o investimento necessário e seu plano de negócios formado, ele ainda tem o receio se terá alunos para consumir o seu serviço.

A partir disso, é necessário então que esse empreendedor busque mais informações para conhecer melhor o seu público. E após uma pesquisa, ele descobre que os apreciadores de música que gostariam de aprender a tocar um instrumento, são homens e mulheres, entre 18 e 40 anos, com renda média X.   

Baseado nesses dados, concluímos que o negócio pode ser rentável. É importante dizer, que diversos outros fatores podem ser analisados para segmentar mais o público-alvo. Vamos ver mais desses detalhes ao longo do conteúdo.

Mas, já fica claro com esses exemplos, a importância de mapear o mercado onde o seu negócio está inserido. Pois o comportamento do consumidor muda constantemente e a concorrências está cada vez maior.

As pessoas estão mais analíticas e comparadoras. Por isso, as empresas precisam oferecer soluções cada vez mais específicas. E para ser específico e certeiro na resolução de problemas, você precisa conhecer o seu potencial cliente a fundo. 

Se a sua estratégia de marketing e vendas está ignorando detalhes do seu público-alvo, a sua empresa vai gastar mal. E investir alto sem planejamento é desperdício de recurso.

Homem de negócios apontando um dardo para um alvo que representa o seu público-alvo

Como definir o Público-Alvo

O passo a passo para definir o público-alvo é praticamente o mesmo sempre. Mas, umas coisa varia, é o quanto de esforço você vai gastar para ser o mais específico possível.

Veja 3 dicas práticas para uma empresa definir o seu público-alvo.

1 – Pesquisa

Você pode usar dados públicos de pesquisas de grandes órgãos como o IBGE, para analisar o mercado e os consumidores de determinado nicho. Análise também, seus concorrentes para entender melhor seu segmento de atuação.

As redes sociais também são ótimas ferramentas de pesquisa. Páginas empresariais em redes como o Facebook, passam credibilidade e são um ótimo canal de relacionamento para uma empresa extrair informações que ajudarão na segmentação do seu público. Além da própria base de clientes. 

Já falamos muito sobre pós venda em nossos conteúdos. O relacionamento com o cliente não termina na compra. E ninguém melhor do que quem já comprou de você para fornecer informações preciosas que ajudarão a deixar a sua comunicação mais inteligente. Tanto na produção de conteúdo, a fim de engajar a sua base, quanto nas ofertas de vendas.

2 – Ferramentas Online

Além de todos as informações das redes sociais, de fóruns e outras plataformas interativas, existem ferramentas gratuitas como o Google Trends que fornecem uma série de dados.

É possível coletar informações como assuntos pesquisados, tendências e comportamentos da audiência. Se o seu negócio é no ramo de gás de cozinha, por exemplo, você pode ver no Trends, o volume de buscas por termos relacionados na sua região e os dados demográficos de quem pesquisou.

3 – Controle o seu gosto pessoal

Não baseie a sua produção de conteúdo e as ofertas nos próprios gostos. Não trabalhe baseado no que acha, mas sim, no que aprendeu nas pesquisas de mercado. Contudo, é válido considerar seus gostos, se o seu perfil pessoal for semelhante ao do seu público-alvo.

Definir o Público-Alvo basta para o sucesso das vendas?

Se você já ouviu falar em público-alvo, possivelmente também já ouviu o termo Persona. 

Esse conceito está além do que se entende por público-alvo. Pois consiste em ir além dos dados demográficos e identificar que o seu público pensa, fala, ouve ou vê.

A ideia é, literalmente, transformar seu potencial cliente em uma persona com nome, gostos, necessidades, dores, desejos e sonhos. Desse modo, você poderá “entrar na pele” do seu dele e entender pelo que ele está passando, que problema precisa resolver e quais objeções podem separá-lo da solução que é o seu produto.

Essa mapeamento mais detalhado de público vai te proporcionar clareza, para colocar em prática estratégias de Inbound Marketing (Marketing de Conteúdo) e tornar o processo de compra do seu cliente muito mais natural.

Além de uma série de tratativas mais assertivas nas abordagens de vendas, que irão tornar o seu serviço, a melhor solução para o consumidor.

E para identificar esse perfil detalhado de cliente, existe uma ferramenta chamada Mapa da Empatia, que vai te ajudar conhecer a fundo o seu cliente para conseguir a empatia dele. Ela pode ser aplicada tanto em B2C, quanto B2B. 

Se quiser saber mais como conhecer o seu público a fundo, clique aqui para aprender como criar o seu Mapa da Empatia em 5 passos.

grupo de pessoas desconhecidas segurando balões na frente do rosto que representam o público-alvo sem segmentação

Conclusão

Antes de encerrarmos, vamos recapitular a diferença entre Público-Alvo e Persona. 

A definição do Público-Alvo é baseada em compor um perfil de consumidores, que compartilham características demográficas, econômicas e que podem indicar maiores chances de se tornarem clientes. Informações como: 

* Idade

* Gênero

* Estado civil

* Onde reside

* Formação

* Profissão

Já a Persona, é um estudo detalhado do público-alvo, que consiste em criar um indivíduo fictício com nome e mapear o contexto que ele vive. Informações como:

* No que ele trabalha

* Quais os seus Hobbies

* Qual lazer favorito

* Quais tipos de eventos participa

* Quais conteúdos costuma consumir

* Quais personalidades admira

* O que costuma ouvir de amigos e familiares

* Onde pretende chegar na carreira

* Quais sonhos de vida tem

* Quais os problemas que enfrenta no dia a dia

Note que, construir a persona é uma forma de identificar o seu cliente de forma mais específica. Mas não trate como algo melhor do que o público-alvo, pois uma mapeamento depende do outro.

As informações demográficas são o início do seu mapeamento de potenciais clientes e, em alguns casos, é possível lançar estratégias baseados apenas em dados gerais.

Se você quer saber mais sobre por onde começar a mapear o seu público-alvo de forma mais assertiva para que o seu poder de vendas aumente, clique abaixo e solicite um contato conosco.

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