Você já ouviu falar em omnichannel? Essa estratégia fez com que a Nike — famosa marca de artigos esportivos — crescesse 35% ao ano em receita digital. Mas como isso é possível?
Após investir 1 bilhão de dólares no método, entre 2018 e 2019, a empresa viu um aumento considerável na fidelidade do público e, consequentemente, no faturamento.
Assim como ela, outras companhias já estão se beneficiando dessa tendência que visa melhorar a experiência do consumidor por meio da integração dos canais.
Quer entender sobre o assunto? Então, continue a leitura. Neste post, contamos o que é omnichannel, quais os benefícios e como aplicá-lo na sua empresa. Confira!
O que é Omnichannel?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Se antes eles se contentavam em adquirir apenas um bom produto ou serviço, hoje eles querem uma boa experiência de compra. E isso não é à toa. Com a concorrência mais acirrada, os clientes buscam o diferencial.
Com isso, novas estratégias de vendas tiveram que ser criadas, sendo o omnichannel uma delas. Inclusive, é a que melhor cumpre o papel de oferecer uma experiência de compra perfeita. Isso graças à integração dos canais utilizados pela empresa.
Mas não somente isso. O ponto mais importante desse método é a profundidade da integração de todos os canais. Não basta apenas oferecer diversas possibilidades para efetuar a compra.
É preciso entender quais canais a persona está mais atenta e inserir a sua marca nas intersecções deles. Isso faz com que o consumidor crie familiaridade e confiança com a marca, resultando em sua fidelização.
Sendo assim, podemos dizer que o omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que proporciona uma experiência integrada ao consumidor. Desse modo, essa integração deve estar presente entre os canais de comunicação, promoção, e distribuição.
Qual é a diferença para Multichannel e Crosschannel?
Ao entender o que é omnichannel, é provável que você tenha identificado características de outras estratégias de vendas: multichannel e crosschannel. Entretanto, é preciso saber que elas são diferentes. Veja, a seguir!
Multichannel
Assim como a omnichannel, a estratégia multichannel reúne diversos canais de compras, como site, aplicativo, loja física e catálogo. No entanto, ela não apresenta nenhuma integração entre eles.
Não é incomum que o preço da loja física seja diferente do site, por exemplo. Isso porque esses canais não estão conectados, não existindo nenhuma troca de informações entre eles. Aliás, muito pelo contrário: pode haver até mesmo competição.
Crosschannel
O significado de “cross” em português significa cruzar. Sendo assim, o crosschannel são os canais cruzados. Um bom exemplo dessa estratégia e cada vez mais utilizado é a compra online e a retirada na loja física. Portanto, os canais passam a se complementar, não havendo competição entre eles.
Omnichannel
Como você viu, omnichannel está relacionado à conexão dos canais, não somente de vendas, mas também de marketing. Um exemplo de aplicação dessa estratégia é o aplicativo do Burger King.
A famosa lanchonete permite que o consumidor faça o seu pedido pelo aplicativo da marca no seu celular, estando na loja física.
Assim, ele não precisa pegar fila para ser atendido e tem uma melhor experiência na sua compra. Como você pode perceber, um canal ajuda o outro a estreitar ainda mais as relações offline e online.
Quais são os benefícios da estratégia Omnichannel?
Ao entender mais sobre omnichannel, você já pôde entender alguns dos benefícios dessa estratégia cujo objetivo é deixar os seus consumidores mais satisfeitos. Como consequência, a empresa:
- melhora os serviços oferecidos;
- fideliza os clientes;
- melhora a imagem da marca;
- passa maior credibilidade e confiança;
- aumenta as vendas.
Quais são os tipos de canais mais utilizados?
Entende-se por canal qualquer ponto entre marca e público que promova interação, independentemente se é offline ou online. Dessa maneira, podemos dizer que os tipos de canais mais utilizados são:
- e-commerce;
- loja física;
- mídias sociais;
- chatbots;
- sites;
- email marketing;
- aplicativos;
- catálogos;
- eventos;
- sites;
- blogs;
- atendimento online;
- atendimento offline.
Como implementar o Omnichannel na empresa?
Agora que você já sabe mais sobre o omnichannel, é possível que queira entender como implementar a estratégia em sua empresa. A seguir, confira o passo a passo simplificado!
Conheça a sua persona
Antes de mais nada é preciso conhecer bem a sua persona. Com base nessas informações, você consegue mapear os hábitos de compra para entender melhor a demanda dos seus clientes. A partir daí, é mais fácil criar uma experiência positiva para eles.
Integre os canais da sua empresa
Feito isso, é o momento de integrar os canais da sua empresa, personalizando-os conforme as informações da persona. Essa integração se refere ao alinhamento entre o meio online e offline de forma que não haja espaços entre os canais.
Desse modo, você consegue oferecer uma experiência completa e agradável aos seus consumidores.
Avalie o funcionamento da integração
Antes de lançar a estratégia, é necessário testar o funcionamento e a qualidade da integração. Portanto, peça para que pessoas que apresentam o perfil da persona avaliem a experiência. Dessa forma, vale ajustar o que for necessário.
Conte com ajuda profissional
Embora o passo a passo seja simples, entenda que para que a estratégia funcione é preciso conhecimento na área. Por essa razão, nada melhor que contar com profissionais especializados para implementar o omnichannel na sua empresa.
Como você viu, o omnichannel é uma tendência cada vez mais forte nas estratégias de vendas, principalmente por sua eficiência. Sendo assim, se você ainda não o aplica em seu negócio, agora é uma boa oportunidade para implementá-lo. Quer saber como obter os benefícios do omnichannel para sua empresa?
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