Os 4 Primeiros Passos Para Lançar Um Produto Digital

homem pesquisando sobre lançar um produto digital

Muitas pessoas acreditam que lançar um produto digital na internet é uma forma simples e rápida para ganhar dinheiro. Na prática não é bem assim que funciona. Para lançar um produto digital com sucesso é necessário segui alguns passos. Algumas delas são estudar o público alvo, desenvolvimento da oferta, atração de leads e ter um bom relacionamento com os futuros clientes.

É provável que você esteja se perguntando por onde começar, não é mesmo? Por isso, neste artigo vamos te mostrar alguns passos essenciais para serem seguidos antes de lançar um produto digital.

1# Conheça o Seu Público Para Lançar o Produto Digital

Já falamos sobre esse assunto aqui no blog e vamos repetir. Não adianta lançar um produto sem saber quem são as pessoas que vão se interessar por ele. Esse passo é primordial para o planejamento de qualquer produto, ajudando a estruturar melhor os objetivos a serem atingidos.

Nada impede que o seu público alvo passe por readequações ao longo do tempo. Essa etapa é essencial porque ajuda o empreendedor a saber quem serão as pessoas que ele irá se relacionar e vender seu produto. Conhecer melhor o seu público alvo é essencial para montar a sua estratégia de vendas. Essa definição de público ajuda a ter mais precisão sobre a linguagem adequada para utilizar, quais formas de captação recorrer e qual o melhor design a ser utilizado.

Construa Sua Autoridade Antes de Lançar Um Produto Digital

Ao pensar na ideia de lançar um produto digital você deve se perguntar, eu tenho autoridade o suficiente para fazer esse lançamento? Sem dúvidas esse é o primeiro passo que deve ser seguido por qualquer profissional que pretende trabalhar com produtos na internet. Isso porque ninguém gosta de ser enganado ou correr riscos durante uma compra, não é mesmo? Desta forma, é importante que a empresa e o profissional mostrem que trabalham de forma séria e ética. 

Mas como fazer isso? Não dá para negar que fica muito mais fácil acreditar em um profissional que tem um blog atualizado. E principalmente está presente nas redes sociais. Por isso, quanto mais você mostrar que está se importando com o seu público, melhor será para a sua reputação.

As Melhores Formas Para Fazer Isso na Internet São:

  • Ter um blog com textos relacionados ao produto que vai ser lançado e atualize-o pelo menos duas vezes na semana;

  • Usar o Facebook ou Instagram para fazer transmissões ao vivo e mostrar presença nas redes sociais. O seu foco sempre deve ser apresentar algo de valor para o público;

  • Mantenha as redes sociais atualizadas para que o público consiga acompanhar o seu trabalho.

Depois de construir autoridade, você vai conseguir desenvolver melhor os próximos passos.

#2 A Captura de Leads é Essencial Para Lançar um Produto Digital

Antes de fazer o lançamento do produto digital é necessário atrair o maior número de pessoas interessadas em seu conteúdo. Nesta etapa o objetivo será capturar o e-mail das pessoas que realmente estão interessadas no produto que vai ser lançado. Portanto, qualquer pessoa que não esteja dentro desse padrão não terá relevância nenhuma para essa estratégia. Pois essa pessoa não irá consumir o conteúdo que vai ser lançado. Essa etapa não é importante apenas para atrair tráfego, mas sim para criar um relacionamento mais próximo com a lista e fazer com que eles confiem no que você tem a dizer. Os conteúdos gratuitos podem ser uma alternativa para chamar atenção e conseguir o e-mail da pessoa que está dentro da página de captura. Isso porque você deve ativar o gatilho mental da reciprocidade no seu público, e então será mais fácil oferecer algo para essas pessoas.

Crie um Funil de Vendas

Não adianta criar apenas uma página de captura bonita é preciso que ela atraia o tráfego massivo para dentro dela e assim a pessoa que entrar na página seja convencida a tomar a ação que foi pré-estabelecida anteriormente. Para ajudar neste processo é necessário ter uma escrita persuasiva, utilizando os gatilhos mentais e atalhos para aumentar a conversão.

Um funil de vendas é composto pelos e-mails que são cadastrados. Não tem um número especifico, mas é essencial que você envie aos leads conteúdos relevante e de qualidade. Por isso, ter um blog sempre atualizado e presença nas redes sociais é importante.

Copywriting

O Copywriting é uma ferramenta essencial na hora de escrever os e-mails e vai fazer toda diferença no resultado final. Vale lembrar que as pessoas costumam receber diversos e-mails de empresas por dia. Portanto, se você quer que a pessoa abra o seu, é necessário pensar muito bem no campo do assunto para que o tema chame atenção e essa pessoa se interesse em saber mais. No funil de vendas de pré-lançamento o objetivo é dar conteúdo e não vender.

#3 Faça Uma Oferta Perfeita e Torne o Seu Produto Digital Irrecusável

Para o seu produto se tornar uma oferta irrecusável é necessário que ele seja tudo aquilo que o seu cliente estava procurando e não encontrava em outro lugar. Desta forma, o desejo por ter aquele produto vai ser maior, fazendo com que as chances da oferta ser recusada sejam mínimas.

É importante que você saiba que a qualidade do produto influencia diretamente na venda. Não queira oferecer um produto ruim ao seu cliente, pois, ele mais do que ninguém irá avaliar e apontar todos os pontos negativos. Essa atitude vai ser ruim e vai trazer prejuízos para a sua empresa.

Desta forma, foque no desenvolvimento mesmo que leve um tempo a mais, pois, mesmo que ele demore alguns meses para ser lançado os resultados serão mais satisfatórios.

#4 A Etapa Final: O Lançamento do Produto Digital

Chegamos a parte final a hora de lançar um produto digital. Depois de um tempo capturando leads e divulgando nas redes sociais e com o funil de vendas as pessoas que já sabem sobre o produto que vai ser lançamento. E estão esperando por mais informações.

Desta forma, organize um evento online para direcionar o seu público-alvo. Pode ser até mesmo uma live no Facebook, uma sequência de vídeo gratuitos ou um webinário.

Comece a divulgação da página de captura nas redes sociais e na lista de e-mails antes do lançamento oficial. Isso fará com que as pessoas possam demonstrar seu interesse. Além disso, com mais dados você poderá ter projeções mais específicas dos resultados do seu projeto. Depois de consumir conteúdos gratuitos relacionados ao lançamento, elas vão estar prontas para saber os benefícios do produto.

Conte sobre como o seu produto vai mudar a vida delas e tente responder todas as dúvidas das pessoas que aparecem. A partir dessas dúvidas você começará a identificar as objeções do seu público. Essas objeções devem ser respondidas e monitoradas, para melhorar a sua comunicação nos próximos lançamentos. Essa é uma forma de dar segurança e fazer com que as vendas tenham resultados bem melhores.

Pós-Lançamento 

Depois de lançar um produto digital é importante analisar as conversões e fazer testes com a página de vendas e com os e-mails do funil. O pós-venda deve estar integrado as estratégias de marketing de uma empresa. Tendo como objetivo saber o grau de satisfação do cliente e  para principalmente, fidelizá-los.

Por isso, entre em contato com o cliente para saber se ele recebeu o produto corretamente, se ele gostou ou se tem alguma sugestão de melhoria. Caso o cliente entre em contato primeiro, mostre que o suporte tem autonomia para fazer esse atendimento. E principalmente que todas as dúvidas e problemas serão solucionados o mais rápido possível.

Depois de toda essa energia depositada no seu lançamento, avalie os resultados. Não deixe de anotar as lições aprendidas e já planeje alguns planos de ação para o próximo lançamento. Se você precisa de ajuda para por em prática todos esses passos, procure parceiros que possam te ajudar na execução do seu lançamento.

Entre em contato com a gente para saber mais e até o próximo conteúdo!

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