A produção de vídeos é uma ótima estratégia para aumentar sua audiência, engajar o público e conquistar mais clientes. Cada vez mais, as empresas, independente do tamanho ou do segmento que atuam, estão usando esse tipo de estratégia para atrair novos seguidores e clientes. Mas, a produção de vídeo envolve muito mais fatores do que apenas ligar a câmera do celular e começar a falar. Por isso, vamos te mostrar um passo a passo de como produzir vídeos de qualidade para aumentar sua base de clientes.
Por que investir na produção de vídeos?
Alguns estudos estimam que o conteúdos em vídeo serão responsáveis por 80% do tráfego online até o próximo ano. Porém, muitas empresas têm receio de utilizar essa mídia para divulgar seus serviços e se aproximar do seu público.
Contudo, é preciso falar que os vídeo podem ser usados para vendas diretas, mas esse não deve ser o único objetivo.
A produção de vídeo pode e deve ter vários objetivos, como atrair novas oportunidades de negócio, fidelizar clientes, engajar o público, aumentar a autoridade da empresa ou do profissional, posicionar a marca, entre outros.
Alguns empreendedores relutam em gravar vídeos, porque acreditam que é uma tarefa complicada e trabalhosa, mas, o processo pode ser bem mais simples do que parece.
Você vai ver algumas dicas práticas de como produzir um vídeo de qualidade e conquistar o seu público.
Produção e vídeos em 3 etapas
Antes de gravar seus vídeos, é preciso entender que o processo de produção é basicamente dividido em 3 etapas:
Pré Produção
Consiste nos detalhes do planejamento, como roteiro, local, elenco, etc…
1 – Conteúdo
Os primeiros passos da pré-produção de um conteúdo em vídeo, é definir o tema, estruturar o conteúdo, e definir seu objetivo. O seu vídeo será de vendas, de apresentação da marca, ou apenas um conteúdo de valor para engajar a audiência?
Gerar valor, nada mais é do que resolver um problema do seu potencial cliente. Mas, você sabe quem é o seu público?
Para começar qualquer processo de criação de conteúdo, é preciso ter bem definido quem é seu público e o que ele está interessado em consumir. Para definir sua audiência, você precisa identificar seu perfil de cliente ideal (ICP). Entendendo sua audiência ficará mais fácil para planejar os conteúdos.
2 – Roteiro
Por mais que você domine o assunto, é melhor roteirizar o conteúdo seu vídeo. Ter uma guia vai te ajudar a ser objetivo na gravação e passar a mensagem de forma clara.
Não é necessário escrever todas as frases que serão ditas no vídeo, apenas organize os tópicos para que o conteúdo tenha lógica e seja passado de forma fluída.
Por exemplo, imagine um médico ortopedista que vai gravar um vídeo sobre tendinite para o seu canal no youtube. Uma maneira de organizar o roteiro é:
- Fazer uma pergunta para chamar a atenção do espectador sobre dores em articulações
- Se apresentar, falar sobre o que vai ser o vídeo e pedir para se inscrever no canal
- Explicar o que é tendinite
- Causas e fatores de risco
- Principais tratamentos
- Convidar para deixar as dúvidas nos comentários e se despedir
Veja, um médico ortopedista vai falar com facilidade sobre tendinite, portanto, ele não precisa escrever todo o texto do vídeo.
Mas, ter um passo a passo definido em tópicos vai ajudar a manter uma lógica no conteúdo passado e evitar que o vídeo fique repetitivo ou tedioso.
3 – Local
Outro passo da pré-produção, é definir um local para a gravação. Procure escolher uma locação onde você possa ter um controle maior sobre a interferência de barulho. Se for gravar externo, evite locais com trânsito intenso e obras, por exemplo.
Caso a gravação for interna, na sua casa, escritório ou qualquer outra sala da sua empresa, procure escolher para o fundo, paredes com cor sólida e de preferência de tons mais escuros.
O local vai interferir na qualidade de iluminação e som do seu vídeo. Uma localidade externa, provavelmente terá mais ruídos e uma iluminação inconstante, enquanto um local interno terá menos ruídos, mas provavelmente precisará de iluminação artificial.
Produção
Basicamente, é tudo que envolve o momento da gravação. Agora que você já tem o conteúdo, roteiro, localidade, é preciso preparar a parte técnica.
1 – Câmera
O tipo de câmera que você deve usar, vai de acordo com o quanto está disposto a investir. Felizmente existem opções com ótimo custo benefício, principalmente se o seus vídeos não incluírem cenas com muito movimento e ação.
- Compactas
As câmeras compactas são fáceis de usar, possuem controles automáticos de imagem, fáceis de transportar e com preços acessíveis. É um ótimo tipo de câmera para quem está começando na produção de vídeos e ainda precisa de experiência com captação de imagem.
- Action Cam
Esse também é um tipo compacto de câmera. Com suportes para fixação, leves e resistentes, esse tipo de equipamento é excelente para gravar cenas com movimento. Porém, não são recomendadas para gravação de vídeos educativos, pois possuem poucos recursos de imagem.
- Smartphone
A maioria dos smartphones de hoje em dia, gravam em Full HD. Essa é uma ótima opção para começar a produzir seus vídeos gastando pouco. Além de boa qualidade de imagem, os smartphones atuais possuem filtros para incrementar o resultado final dos vídeos.
- DSLR
Esse tipo de equipamento oferece mais recursos e é usado por grande parte dos produtores mais experientes. Esse tipo de câmera tem lentes intercambiáveis, ou seja, que permite o uso de vários tipos de lentes.
- Mirrorless
Esse tipo de câmera vem ganhando espaço e sendo utilizado pela maioria dos videomakers, por possuírem recursos avançados, com grande potência na captação de imagem e unido a praticidade por serem menores e mais portáteis que as DSLR.
2 – Áudio
Na etapa de produção, a captação de áudio é tão importante quanto a imagem, afinal, a mensagem passada precisa ser entendida. As pessoas costumam lidar melhor com uma imagem de menos qualidade do que com som ruim. Um áudio com muito ruído ou eco, pode impactar negativamente na taxa de retenção do seu vídeo.
Por isso, para começar bem na produção de vídeos para a sua empresa, invista em captação de som. Existem modelos acessíveis de microfone do tipo lapela, com entrada P2, que podem ser ligados diretamente no seu celular.
É importante também, se preocupar com a acústica. Já falamos da escolha no local na pré-produção, mas, além de ruídos externos, tome cuidado também com as reverberações da sala. Evite ambientes muito grandes.
Uma maneira de diminuir essa reflexão, é usar tapetes, cortinas, ou seja, materiais não lisos que absorvam um pouco das reflexões do som. Esses elementos, além de ajudar nos ecos, podem também compor o cenário da gravação.
3 – Enquadramento
O enquadramento vai influenciar diretamente na qualidade final do vídeo e a escolha de cada tipo de plano será traduzido em uma linguagem diferente.
- Plano Geral
Esse é o enquadramento mais aberto possível, sem focar em algo específico. Serve muito bem para apresentação de um ambiente, geralmente sem a presença e um personagem principal.
- Plano Médio
Esse tipo de plano é usado para focar nos elementos mais importantes da cena. O objetivo desse enquadramento é criar uma relação entre o que está sendo filmado e o ambiente em volta. Geralmente mostra as pessoas da cintura para cima.
- Plano Americano
Semelhante ao anterior, esse tipo de plano enquadra as pessoas do joelho para cima. Muito usado quando o vídeo possui mais de uma pessoa.
- Plano Close Up
Conhecido também como primeiro plano, esse enquadramento foca no rosto da pessoa ou algum outro detalhe da cena. O objetivo é criar uma conexão entre o personagem do vídeo e o espectador.
Pós-produção
Esse é o momento de entregar o seu conteúdo. É quando a edição e todos os ajustes serão feitos, inclusive a publicação e divulgação do material.
Edição
A edição é o momento em que você deixará seu conteúdo mais dinâmico e atraente para o público.
Procure cortar as sobras de conteúdo, redundâncias e momentos de hesitação. O objetivo é deixar o conteúdo mais interessante para quem está assistindo.
Existem algumas opções gratuitas de programas para edição, como o Windows Movie Maker, iMovie, da plataforma iOS da Apple e o Shotcut.
Esses programas oferecem recursos básicos, mas, se você já conhece um pouco mais sobre edição e quer uma ferramenta que ofereça mais possibilidades, você pode investir em softwares pagos, como o Adobe Premiere, Sony Movie Studio ou o Final Cut Pro (exclusivo para Mac).
Divulgação
Criar um ótimo conteúdo que ninguém vê, é apenas perda de tempo e dinheiro. Portanto, entenda as plataformas onde você pode divulgar seus vídeos.
- Redes Sociais
As redes sociais da sua empresa são um ótimo lugar para se relacionar e nutrir sua audiência com conteúdo. Mas, lembre-se que cada rede possui suas característica, tanto no comportamento do usuário, quanto nos formatos de vídeo.
Nem todo conteúdo criado pensando no Facebook, vai funcionar da mesma maneira no Instagram, por exemplo.
- Youtube
Geralmente, quando falamos de vídeo lembramos logo do Youtube. há anos essa plataforma é a principal na divulgação de vídeos. Mas, é importante lembrar que o algoritmo do Youtube está sempre mudando, por isso, não dependa de apenas uma plataforma para que seu conteúdo chegue até sua audiência.
- SEO
Quando for incluir vídeos na estrutura do seu site, não esqueça da estrutura de SEO dele. Plataformas como Youtube e Vimeo, também possuem motores de busca, como o Google.
Por isso, um título chamativo e uma boa descrição com conteúdo coerente, por exemplo, são elementos essenciais para que seu vídeo seja considerado relevante e fique bem rankeado.
O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Quer saber mais sobre técnicas de SEO? Clique aqui e acesse o nosso artigo sobre o assunto
Conclusão
Como você pode ver, a produção de vídeos é uma ótima estratégia para se destacar no mercado, fidelizar sua base, conseguir novos clientes e posicionar sua marca como referência.
E para que sua produção de conteúdo por vídeo seja assertiva, é essencial ter planejamento, boa execução e uma finalização adequada do vídeo.
Mas, se você ainda está começando ou vai começar a produzir, não se preocupe tanto com o resultado final.
Com o tempo, você vai melhorar tanto na postura e desenvoltura nas gravações, como no processo de finalização do material.
É só procurar os primeiros vídeos dos empreendedores que você considera referência, e ver como eles também evoluíram muito com o tempo.
Se quiser saber mais sobre estratégias baseadas na produção de conteúdo e divulgação online, preencha o formulário abaixo e baixe nosso Ebook gratuito sobre Inbound Marketing.
Você vai ver diversas estratégias que vão te ajudar a vender mais.