Taxa de Conversão: Como Calcular e Como Aumentar

Placa que mostra a fórmula do cálculo da taxa de conversão

Descubra como maximizar os seus resultados de marketing e vendas, calculando e acompanhando essa métrica

Existem diversos tipos de olhares quando o assunto é taxa de conversão. Algumas empresas olham para essa métrica para analisar a eficiência na comunicação de uma página, outras usam esse dado para definição de metas do time comercial. E algumas, apenas para identificar o desempenho das vendas no balanço anual.

Esses 3 exemplos de uso da taxa de conversão são válidos. Mas, essa métrica pode oferecer muito mais para o seu negócio. Ela pode ser aplicada em todo o seu processo de vendas e te ajudar a analisar cada etapa. Com isso, será possível otimizar muito melhor a sua estratégia de marketing e vendas.

E não podemos falar em estratégia, sem antes saber qual o objetivo da missão. Você já se perguntou qual o objetivo da sua estratégia de marketing?

Por isso, neste artigo você vai entender como usar a taxa de conversão em todas as etapas da sua jornada de compra e encurtar o caminho para o objetivo da sua empresa.

O que é Taxa de Conversão?

Basicamente é uma representação matemática que mostra o resultado de uma ação de vendas ou campanha de marketing.

Se você está investindo tempo e dinheiro em uma campanha de marketing digital, por exemplo, é essencial que acompanhe a taxa de conversão para saber o retorno sobre o investimento. 

Esse retorno pode ser diretamente na receita ou em qualquer ação digital. O importante é acompanhar a evolução do trabalho, tanto nas metas gerais do projeto, quanto no acompanhamento pontual de algum estágio. 

Portanto, a taxa de conversão pode ser usada para mensurar: 

* A eficiência de uma Landing Page (páginas de captura), ou seja, calcular o número de pessoas que está se cadastrando em troca de alguma recompensa que esteja oferecendo.

* Nas campanhas de e-mails marketing, analisando a abertura e o número de cliques nos links dos emails.

* Diretamente nas vendas em um e-commerce para analisar a eficiência do processo de checkout ou em uma loja física para mensurar a conversão das abordagens da equipe de vendas.

Esses exemplos são apenas amostras do uso dessa métrica, mas, já fica claro que a taxa de conversão pode ser calculada em todas as fases do Funil de Vendas. Desde a atração de visitantes, até o fechamento da venda.

Quer entender melhor o que é e como aplicar o Funil de Vendas na sua empresa? Clique abaixo e assista. Depois, termine de ler o artigo para entender todo o conceito.

Como calcular a Taxa de Conversão

Imagine que você tenha uma página de captura que oferece um ebook gratuito para Download. (A intenção aqui é converter o visitante em um Lead, oferecendo um conteúdo de valor em troca dos dados da pessoa) E essa Landing Page possui os seguintes números:

* 15.000 Visitantes

* 250 pessoas convertidas 

O cálculo da taxa de conversão da página, é o número de conversões dividido pelo total de visitantes. Ou seja, 250/15000 = 1,6% 

Note que, nesse exemplo, estamos analisando o estágio da atração de clientes e conversão em Leads. Mas o cálculo da taxa de conversão pode ser usado também nos estágios de:

* Conversão de Leads em Oportunidades 

* Conversão de oportunidades em clientes

Como saber se a minha conversão está boa?

O grande desafio é entender o que os números significam. Calcular é fácil, porém, fazer a leitura correta dos resultados para identificar a saúde do negócio ou a eficiência da estratégia que está em vigor, que é o grande desafio.

Uma empresa pode estar a beira da falência com 10% de conversão em vendas, enquanto outra pode estar em situação favorável com apenas 1%. Tudo vai depender do mercado e segmento de atuação. 

Mas, ainda falando sobre a conversão de visitantes em leads, e voltando ao exemplo da página de captura com 1,6% de conversão, fica claro que mais de 97% dos acessos estão se perdendo.

É nesse ponto que entra o trabalho da equipe de Marketing. Entender o que pode estar errado, não comunicando bem aos visitantes e ajustar. Pode ser o layout da página, a baixa persuasão dos textos, ou o público mal segmentado.

Esse cenário mostra o quanto é importante acompanhar sempre a taxa de conversão. Assim você poderá identificar possíveis falhas na campanha e ajustar o quanto antes. Evitando gastos desnecessários de tempo e dinheiro.

Use a Metodologia CRO e aumente as suas conversões

A Conversion Rate Optimization (CRO) é uma metodologia de experimentos científicos para melhorar a taxa de conversão.

Dessa maneira, você pode aumentar a sua receita sem gastar mais com mídia, pois com o CRO, a empresa consegue descobrir os motivos que levam o visitante a solicitar um orçamento ou comprar algum produto.

Vamos ver 3 maneiras práticas de aplicação dessa metodologia.

1 – Teste A/B em uma página

Um teste A/B consiste em comparar duas versões da mesma página, mas variando um elemento. E medir qual converte melhor. As duas versões ficam disponíveis e uma porcentagem dos usuários vai visualizar a versão A e a outra porcentagem a versão B.

Você pode variar diversos elementos como, o texto das páginas, cores, imagens, entre outros… 

Dessa maneira você poderá eleger a versão mais eficiente de página e usá-la. Consequentemente isso aumentará a sua taxa de conversão.

2 – Menos é mais

Cuidado para não exagerar na quantidade de texto da página. Muita informação pode dispersar a atenção do visitante e acabar afastando um potencial cliente. Ou seja, foque no objetivo que é convencer o visitante a realizar uma ação.

Para isso você pode:

* Crie frases curtas e objetivas. Não ultrapasse de 3 linhas nos parágrafos

* Enfatize com dados e provas

* Use títulos e subtítulos

* Use bullet point (como estamos fazendo agora)

3 – Faça várias abordagens de vendas

Um teste A/B não é exclusividade para processos de vendas online. Ele pode ser usado em uma abordagem de vendas diretas pela sua equipe. 

Por exemplo, você pode selecionar uma amostra de 20 potenciais clientes, dividi-los em dois grupos de 10 e testar duas abordagens diferentes para cada grupo.

Assim como na página, a opção de abordagem que converter mais será tomada como padrão e replicada para os demais potenciais clientes.

mãos de um empresário analisando o crescimento dos dados e calculando a taxa de conversão

Expandindo os negócios refinando o processo de vendas

Um processo de vendas eficiente começa com uma estrutura bem formada. Mas ficou claro que, sem controle e mensuração, a performance do seu negócio será baixa.

Acompanhar frequentemente a taxa de conversão em todos os estágios do processo de vendas é essencial. Tanto no online quanto no físico, é necessário ter clareza em:

* Quem você está atraindo

* Quantos visitantes se transformaram em seguidores da sua marca

* Quantos dos seguidores mostraram interesse no que você oferece e se tornaram oportunidades

* Quantos potenciais clientes compraram de você

Só com esse entendimento você poderá extrair todo o potencial de ganhos da sua empresa. E se você quiser refinar o seu processo de vendas, conquistar um faturamento alto e consistente, nós podemos te ajudar.

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