SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Ele consiste no conjunto de técnicas de otimização de páginas da web e tem como objetivo melhorar o posicionamento no resultado orgânico de buscadores. Pensando em te ajudar, criamos um guia definitivo do SEO 2021.
Primeiramente, você sabia que a sigla significa Search Engine Optimization? Em português quer dizer otimização para mecanismos de busca. E para que ele é necessário?
Estar nas primeiras posições da busca do Google ajuda a ter mais visualizações, ganhando mais notoriedade e autoridade no mercado, além de aumentar as chances de vendas.
O melhor disso tudo é que você não precisa investir em mídia paga, o que é ótimo, ainda mais com o aumento nos custos dos anúncios pagos. Entretanto, é preciso entender de técnicas de SEO para colocar tudo em prática e garantir um bom ranqueamento no Google.
O mais importante, você está por dentro desse assunto? Se ainda não, pode se tranquilizar. Neste post, trazemos tudo o que precisa saber sobre SEO em 2021. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?
Como o Google Indexa os Conteúdos
Antes de mais nada, que tal entender como funciona o sistema do Google para indexar os conteúdos? Primeiramente, os robôs do Google, chamados de Googlebot, rastreiam os conteúdos na web.
Eles buscam novas páginas e atualizações seguindo os caminhos que os links indicam. Depois, as páginas rastreadas vão para um índice do buscador, ou seja, são indexadas.
Dessa maneira, esse lugar é como se fosse uma biblioteca de conteúdos da web em que as páginas ficam organizadas conforme os dados coletados durante o rastreamento. Entre essas informações estão as principais palavras-chaves e o tempo de carregamento do site.
Vale dizer que todo esse processo acontece repetidamente a qualquer momento. Os robôs não param e estão sempre procurando e organizando os conteúdos.
No entanto, a ordem em que as páginas são exibidas nas buscas dos usuários só é definida no ranqueamento, sendo que isso acontece toda vez que alguém faz uma pesquisa.
É aí que as técnicas deste guia SEO 2021 são empregadas. Conforme a palavra-chave que o usuário usa na pesquisa, o Google procura em seu índice as páginas que contenham o termo e respondam a questão.
Assim, a classificação é definida por quem melhor corresponde à palavra-chave e a uma série de fatores de ranqueamento que participam do algoritmo de busca. Esses motores têm a função de oferecer uma experiência melhor ao usuário e isso acaba melhorando o posicionamento das páginas nos buscadores.
Ferramentas úteis no SEO
Existem algumas ferramentas que ajudam no SEO. Uma delas é o Google Analytics, que auxilia na análise de dados oferecendo várias informações para avaliar o desempenho das páginas nas estratégias digitais. Com ele é possível conhecer melhor o público para criar a persona, monitorar os números de tráfego orgânico e muito mais.
Da mesma forma, existe outra ferramenta tão importante quanto que é o Google Search Console, que facilita a comunicação entre a página e o Google dando relatórios muito úteis para o SEO.
Para resumir, por meio dele dá para saber se existem problemas de indexação no site, monitorar a posição média das suas páginas na SERP, saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google, entre outras informações que podem ser usadas na criação de conteúdos mais relevantes nas pesquisas e melhorar o ranqueamento.
Como criar uma estratégia eficiente de SEO
Agora que você já sabe a importância do SEO para o seu site e como funciona o buscador do Google, chegou a hora de entender como criar uma estratégia de SEO eficiente.
Então, a seguir confira alguns elementos que devem ser considerados para otimização da página, neste passo a passo do guia SEO 2021.
Velocidade do site
Como dissemos, os mecanismos de busca utilizam o tempo de carregamento da página como um tipo de indicador de qualidade. Sendo assim, quanto mais demorado, pior é o ranqueamento. Saiba que o tamanho de imagem e muitos elementos no site são fatores que podem afetar a velocidade de carregamento.
Configuração técnica do SEO na página
Existem muitos elementos na configuração técnica de SEO na página que devem ser considerados para otimização. O Google avalia esses fatores para entender o que o site está dizendo a fim de fazer a indexação adequada.
Além disso, esses elementos ajudam o buscador a compreender se a página está gerando uma boa experiência ao usuário, sanando as suas dúvidas. Veja alguns deles.
- conteúdo;
- heading tags;
- título e meta descrição;
- imagens;
- palavra-chave
- URLs;
- slugs;
- readability;
- rich snippets.
Navegação e links
É por meio dos links que os mecanismos de pesquisa rastreiam os sites e chegam a outros conteúdos para serem indexados. Como os mecanismos de pesquisa não podem ver imagens, é importante definir a navegação e os links somente com texto.
Conteúdo e palavras-chave
Em primeiro lugar, quando o usuário utiliza um mecanismo de pesquisa, está atrás de um conteúdo, certo? Ou seja, informações sobre determinado tema, que podem ser textos, vídeos ou imagens. Como a página será encontrada por meio da palavra-chave, é importante que ela esteja presente no conteúdo para ser ranqueado.
Otimização Onpage
A otimização onpage ou SEO onpage é o que garante que os mecanismos de pesquisa entendam o tópico e a palavra-chave da página e possam fazer a correspondência com as pesquisas. Em outras palavras, além do conteúdo ter SEO, a página também precisa de elementos de otimização.
Otimização de palavras-chaves
Para que as palavras-chaves funcionem, não adianta acrescentá-las diversas vezes no conteúdo de maneira aleatória. Existem alguns lugares importantes que elas devem estar, por exemplo:
- título do post;
- URL;
- intertítulo;
- 1° parágrafo;
- meta-descrição e meta-título;
- conclusão;
- nomes de arquivos de imagem.
Backlinks
Os backlinks são links feitos de um site para o outro. Os mecanismos de busca usam esse fator como sinal de ranqueamento. Consequentemente, os buscadores entendem como se fossem uma indicação de conteúdo de qualidade.
Link Building
O link building se refere aos links internos e externos adicionados no conteúdo. Além disso, é uma das principais estratégias de SEO, pois ao ter uma boa rede de links, a página mostra ao Google que é uma referência e merece estar no topo dos resultados de busca.
Como acompanhar os resultados?
Em primeiro lugar, o conteúdo, a configuração técnica de SEO e os links devem estar adequados para inserir a página nos resultados da pesquisa. Entretanto, de nada adiantará se não acompanhar os resultados do site, não é mesmo?
Então monitorar ajuda a melhorar a estratégia. Para isso é preciso rastrear os dados sobre tráfego, links e engajamento. Você pode utilizar os seguintes indicadores-chave de desempenho:
- crescimento orgânico do tráfego;
- número de páginas indexadas;
- tempo médio na página e taxa de rejeição;
- classificações de palavras-chave;
- conversões de tráfego orgânico;
- principais páginas de destino que atraem tráfego orgânico;
- crescimento de links.
Portanto, como você pode conferir, utilizar as técnicas do guia SEO 2021 como estratégia de marketing é fundamental para ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, aumentar os acessos à sua página e, consequentemente, alavancar as vendas. Por esse motivo é que o seu site deve estar otimizado por meio dessa tática.
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