Como fazer seus vendedores usarem CRM

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O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite registrar e organizar dados importantes do consumidor, como o contato, as visitas ao site e as interações com os vendedores. E aí, você sabe como fazer os seus vendedores usarem o CRM?

Dessa maneira, ajuda a empresa a construir um relacionamento com o cliente e a oferecer uma experiência melhor no processo de venda. Embora seja uma ferramenta muito fácil e  intuitiva de usar e que traz ótimos resultados, a dificuldade pode estar em convencer os vendedores a usarem o CRM.

No dia a dia corrido, muitos não param para armazenar as informações no programa ou têm outros motivos para isso, isso pode dificultar a estratégia. Por essa razão, é importante tomar medidas para incentivar o uso. Quer saber como?

Continue a leitura, pois, neste post, vamos trazer algumas ações que podem auxiliar no engajamento dos vendedores com essa poderosa ferramenta. Vamos lá?

1. Invista em um CRM de qualidade para seu vendedor

CRM não é tudo igual. Assim como os demais softwares, existem versões das mais diferentes empresas. Portanto, as características e funcionalidades podem variar muito. Geralmente, os gratuitos são mais limitados, o que pode dificultar o trabalho e reduzir a eficácia da estratégia.

Na hora de escolher um CRM para a sua empresa, procure por aqueles que sejam mais completos, sejam práticos de usar, que tenham o passo a passo de utilização e também que apresentam funcionalidades importantes de acordo com o seu negócio.

Vale dizer que existem aplicativos com o nome de CRM, mas que não permitem ser conectados ao banco de dados ou sistema de registro, o que não é interessante.

2. Divulgue para seus vendedores os benefícios

Talvez ainda haja resistência dos vendedores em usarem o CRM por desconhecimento dos benefícios do software. Alguns colaboradores podem achar que é um trabalho desnecessário ou que não há vantagens para eles. Porém, sabemos que eles também podem se beneficiar, e muito, do programa. 

Com o CRM é possível que o gestor da equipe distribua os clientes de maneira mais justa, dando ótimas oportunidades de vendas para todos os integrantes do time. O vendedor tem acesso aos dados do cliente independente de onde quer que esteja. 

Isso é ainda mais interessante para os vendedores externos, que cada hora estão em um lugar diferente. Com as informações, eles podem traçar a melhor estratégia de vendas baseadas nos gostos e exigências do cliente, aumentando as chances de fechar o negócio.

O resultado? Mais vendas no final do mês e, consequentemente, uma comissão maior. Tudo isso deve ficar muito claro para que os funcionários tenham motivação para aderir ao CRM.

3. Proporcione o treinamento adequado para seus vendedores usarem CRM

De nada adiantará proporcionar o melhor software à equipe mais engajada, se os integrantes não souberem como usá-lo. Dominar a ferramenta é imprescindível para que os resultados apareçam e os colaboradores continuem a utilizando. 

Por mais que o aplicativo seja bem simples e intuitivo de usar, é importante dar um treinamento padrão para todos os funcionários. Mesmo os mais antigos e que já sabem lidar com o programa devem passar por uma reciclagem dos conhecimentos.

Sempre existem atualizações com novas tarefas e recursos, e todos os vendedores devem saber disso. Se o time não estiver caminhando da mesma maneira, certamente, afetará as vendas.

Mais do que saber como mexer na ferramenta de CRM, é imprescindível que os vendedores saibam o que fazer com as informações. Eles devem entender como elaborar uma estratégia a partir dos dados obtidos.

Essa é mais uma razão para proporcionar treinamentos constantes sobre a ferramenta aos colaboradores. Uma equipe treinada e que sabe extrair os benefícios do CRM, certamente se manterá engajada na utilização do software.

4. Faça uma boa gestão de qualidade da ferramenta

Para que as estratégias utilizando o CRM sejam eficazes é importante fazer uma boa gestão comercial da ferramenta. O gestor deve fazer uma distribuição justa dos leads para que todos os vendedores tenham boas oportunidades de vendas.

Faça uma revisão diária de todos os vendedores e insira as tarefas de forma organizada. É interessante que as atividades sejam integradas às agendas dos colaboradores. Assim, mesmo que o funcionário não esteja logado no CRM para receber as notificações, a agenda o lembra do compromisso.

Então aproveite para fazer ações e promoções de vendas internas para engajar a equipe de maneira que ela veja os benefícios do CRM. Dessa forma, ela se sente cada vez mais motivada a utilizar a ferramenta.

5. Foque no dashboard

No dashboard, todo mundo tem uma boa visão das metas, da análise do funil e das vendas, tanto individual quanto da equipe. Assim, é possível criar uma competição saudável entre os membros, estimulando as vendas.

Obviamente, não é interessante fazer comparações e nem desqualificar os vendedores com desempenho menor. Entretanto, pode ser estimulante ver onde se pode chegar com perseverança e utilizando o CRM. Cada atingimento de meta deve ser comemorado com o time inteiro, por que, no final das contas, o resultado é coletivo.

6. Ofereça suporte de qualidade

Mais uma razão para investir em uma boa ferramenta de CRM. O suporte é fundamental para a utilização. Antes de eleger um software, verifique se o apoio é acessível e que fale português. 

Dessa forma, o funcionário pode lidar com suas próprias demandas e resolver os problemas que eventualmente podem surgir. Caso contrário, você deverá ocupar-se disso, o que pode ser mais uma tarefa que o sobrecarregará. 

7. Compare com o vendedor como era antes e após o uso do CRM

Muitas vezes, bons resultados são atribuídos a outras estratégias, quando, na verdade, eles vêm do uso do CRM. Para ter bons argumentos da importância da utilização da ferramenta, apresente gráficos e mostre a evolução do antes e depois da adesão ao CRM.  Aumento nas vendas, produtividade, captação de leads e outros parâmetros ajudam nesse reconhecimento.

8. Garanta a comunicação entre os departamentos que usam o CRM

Uma das funcionalidades que não podem faltar em um bom CRM é a integração de todos os departamentos responsáveis, como marketing, TI, suporte e call center. Por mais que o objetivo do programa seja organizar e aumentar as vendas, essa comunicação interna é importante para o bom desempenho da empresa.

9. Verifique se o seu CRM se integra com plugins e outros programas

Mais um item que você deve conferir antes de eleger um CRM para a empresa é se ele integra os plugins e ferramentas que são utilizadas diariamente. E-mail, WhatsApp e Windows são alguns deles. Porque, quanto mais praticidade o software oferece, maior é o engajamento dos vendedores.

10. Tenha rigidez no controle de acesso

A privacidade dos clientes é fundamental. Por isso, insira um software de segurança de dados para que não ocorra qualquer vazamento de informações e que possa resultar em problemas para a empresa. 

Também crie uma cultura para que os vendedores zelem pela segurança dos dados, como por exemplo, não compartilhar senhas, não usar pendrives e não baixar arquivos sem permissão.

Como você pode conferir, para fazer os seus vendedores usarem o CRM é preciso criar estratégias que facilitem a utilização da ferramenta e que demonstrem os benefícios dela. Para ter um crescimento constante, é importante estar antenado e inovar no processo comercial.

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