Como garantir a satisfação do cliente e aumentar a recompra com o Marketing Digital

A satisfação do cliente influencia todas as outras métricas do marketing digital e tem por objetivo mensurar o quanto o consumidor está satisfeito com um produto ou serviço da empresa. Ou seja, ela mede como o cliente se sente em relação à marca.

Nesse sentido, manter esse indicador positivo é fundamental para o sucesso e o crescimento do seu negócio. Afinal, são os clientes que permitem o desenvolvimento dele!

Pensando nisso, você sabe como garantir a satisfação do cliente utilizando o marketing digital e, com isso, aumentar a recompra? Neste post, contamos como isso é possível. Confira!

Qual a importância da satisfação do cliente?

Para começar, a satisfação do cliente pode ser avaliada a partir de uma pesquisa chamada NPS (Net Promoter Score) que é, basicamente, uma pesquisa de clientes com a pergunta: “De 0 a 10 qual a probabilidade de você recomendar nosso serviço para um amigo?”.

Além disso, um consumidor satisfeito é aquele que recompra o produto ou serviço da marca e o indica a outras pessoas. Isso significa que esse cliente ajuda a gerar um faturamento constante para a organização.

Por exemplo, vamos citar uma empresa que presta serviço de limpeza. Se ela garantir a satisfação do cliente, tem maiores chances de ser procurada frequentemente pelos mesmos consumidores e de estes indicarem a outros interessados.

Nesse contexto, a fidelização do cliente também contribui para a redução de custos da empresa. Isso porque manter um consumidor é mais barato do que conquistá-lo. Esse é um fator muito importante, já que muitas empresas investem em atração de leads e se esquecem de preservar a base já existente.

Da mesma forma, outro ponto fundamental da satisfação do cliente é a divulgação da marca, e isso é essencial para qualquer tipo de negócio. Um consumidor satisfeito, muitas vezes, se transforma em embaixador da empresa, indicando o produto ou serviço para outras pessoas. Consequentemente, a organização ganha cada vez mais espaço no mercado.

Como garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo com o marketing digital?

Agora que você já sabe a importância da satisfação do cliente, é o momento de saber como aumentar esse indicador e fidelizar o seu consumidor por meio do marketing digital.

Ouça seu cliente e mapeie suas necessidades

O primeiro passo para garantir a satisfação do cliente é ouvi-lo e mapear as suas necessidades. Nesse caso, você pode utilizar e-mail marketing, redes sociais e blogs como ferramentas de relacionamento com o consumidor.

Você pode, por exemplo, fazer enquetes no Instagram sobre opinião de determinado produto ou mandar um e-mail para o cliente perguntando o que ele achou da aquisição.

Dessa maneira, você consegue fazer um mapeamento eficiente das necessidades do seu cliente. Esses recursos aumentam a proximidade da marca com o cliente, gerando maior confiança e comodidade para que o seu consumidor possa explicar como se sente em relação aos produtos e serviços.

Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação é parte imprescindível de qualquer estratégia em uma empresa, inclusive da relação com o consumidor. Investir nessa ferramenta permite que a sua marca transmita seus valores, sem ruídos ou interferências que prejudicam o relacionamento com o cliente. 

Por exemplo, ao se posicionar sobre assuntos polêmicos de forma inadequada, sua empresa pode perder consumidores já fidelizados. Considerando que a internet é uma poderosa ferramenta, é necessário contar com um time especializado para cuidar dessa operação e garantir uma comunicação eficiente com seus clientes.

Surpreenda seus clientes com conteúdos

O marketing de conteúdo — um nicho do marketing digital — também pode ser utilizado para garantir a satisfação e a fidelização do cliente, não somente na atração de leads. Ao gerar conteúdos de valor para o seu público alvo, você mantém os consumidores atentos à marca.

Sabe a frase que diz que quem não é visto não é lembrado? É nesse sentido que a produção de conteúdos pode ajudar a sua empresa a se manter sempre às vistas do cliente. Os posts em blogs e redes sociais, além dos e-mails de nutrição, ajudam a preservar a relação da marca com o consumidor.

Acompanhe seu cliente

Você acompanha o seu cliente? Saiba que não fazer isso pode resultar na perda de novas vendas para o mesmo consumidor. O comprador precisa sentir que a empresa se importa com ele. Caso contrário, é possível que ele busque por outras opções do mercado.

Nesse contexto, é interessante utilizar a estratégia de follow up cujo objetivo é deixar explícito ao consumidor que a empresa não está interessada apenas na venda, mas em resolver seu problema e deixá-lo satisfeito.

Dessa forma, você pode mandar um e-mail ficando à disposição do cliente para tirar dúvidas, deixar um canal direto de comunicação nas redes sociais, entre outras estratégias. Assim sua empresa pode entender quais pontos deixam o cliente mais satisfeito para garantir a sua fidelidade.

Por fim, neste post, você entendeu a importância da satisfação do cliente, especialmente para garantir a recompra e viu como o marketing digital pode ajudar nessa missão. Agora, você pode colocar as nossas dicas em prática para conquistar cada vez mais a preferência do seu consumidor!

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