Como se Manter Ativo na Mente dos Clientes Mesmo em Tempos de Crise

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, o mercado já vivia uma tensão econômica importante. Com a necessidade do isolamento social, muitos negócios se viram encurralados e tiveram que se reinventar e adotar soluções para manter os clientes na crise.

Hoje, mais do que nunca, sabemos que fidelizar os consumidores é tão importante quanto atrair novos. As organizações que já tinham apostado em marketing de relacionamento antes da pandemia tiveram um fôlego maior para driblar as dificuldades. 

Saiba que esse é um caminho sem volta. Isso significa que, se você ainda não investiu na modalidade, será necessário adaptar o seu negócio para que a sua marca esteja presente no dia a dia dos seus clientes.

Mas como fazer isso? Neste post, trouxemos algumas dicas valiosas para colocar em prática e construir um relacionamento sólido com seus consumidores. Para conferir, basta continuar a leitura!

Crie oportunidades para esse momento

Provavelmente, você já ouviu falar no ditado popular que diz para fazermos uma limonada dos limões que a vida nos dá. Ou seja, transformar os obstáculos em algo produtivo, na linguagem dos negócios. Dessa maneira, analise o que pode ser feito para criar oportunidades.

Veja quais são as melhorias necessárias dentro da empresa, como renovar a identidade ou rever a eficácia dos processos internos. Depois, verifique o que é preciso ser feito para manter o negócio ou, até mesmo, crescê-lo.

Por exemplo, se antes um dono de buffet somente fazia festas e nunca tinha pensado em trabalhar com entregas, agora o delivery pode ser a forma que ele tem para continuar lucrando.

Mesmo se a sua empresa não foi afetada tão diretamente assim, também vale ampliar os horizontes e buscar mais chances de faturar. Para isso, busque uma proximidade com o cliente para entender suas necessidades e o que a sua marca pode oferecer a ele.

Mostre suporte aos seus clientes

Se tem algo que fideliza clientes e os mantém mesmo na crise é o suporte dado pela empresa. O pós-venda é essencial para fidelizar uma carteira de consumidores. E não falamos isso somente da parte técnica. Nos referimos também em como ajudar os clientes a se manter durante a crise, vai além da obrigação legal da empresa.

Nesse momento de pandemia, as pessoas estão mais sensíveis, e não poderia ser diferente. Uma marca que demonstra empatia e apoio sai à frente das suas concorrentes. Afinal, quem não gosta de ter um bom tratamento antes, durante e depois da efetivação da compra?

Essa atenção também faz parte de um bom relacionamento. Faça campanhas que demonstrem que a empresa se preocupa com seus clientes. Promoções, brindes e ofertas também podem chamar atenção para a mensagem que a marca deseja passar.

Analise os maiores motivos de cancelamento de clientes

Prospectar clientes é muito importante, mas saber como manter a fidelização também faz parte de um negócio de sucesso. Por mais que você conquiste novos consumidores depois de perder alguns, é fundamental analisar os maiores motivos de cancelamento.

No final das contas, se a taxa de cancelamento estiver alta, pode ser essa a razão da estagnação do negócio. Primeiramente, é importante ter um software de CRM para ter o controle sobre os motivos dos consumidores terem cancelado com sua empresa.

A partir daí, analise as estratégias e melhoramentos em seus produtos ou serviços para reduzir a taxa de cancelamento. Por exemplo, se o cliente acha que paga mais do que vale, é preciso traçar um plano para mostrar o valor do que sua marca vende.

Se os produtos estão fora das expectativas dos consumidores, você deve analisar se a qualidade está ruim ou se o seu marketing está atraindo pessoas fora do seu público-alvo.

Invista em Marketing Digital 

Um lead qualificado é aquele que está pronto para comprar, com o dinheiro ou cartão em mãos para fechar o negócio. Ele quer satisfazer suas necessidades com os produtos/serviços da sua marca ou do concorrente.

Por isso, qualificar os leads criando uma persona a partir do público-alvo e o direcionando para o funil de vendas é uma ótima oportunidade. Você pode usar as redes sociais, por exemplo, para despertar o desejo e então seguir o conduzindo até a efetivação da compra.

Entenda que toda a jornada de compra através das ferramentas de marketing digital, são cruciais para garantir sua fidelização. Uma boa experiência de compra faz com que os consumidores permaneçam em sua marca e ainda façam divulgação para outras pessoas.

Equilibre a expectativas do cliente 

Você sabia que grande parte das experiências negativas de clientes são relacionadas às expectativas não atendidas? O consumidor espera algo e a sua marca entrega aquém. Esse ruído na comunicação pode gerar desconforto e rompimento da relação. Então como manter as expectativas do cliente no período de crise?

Felizmente, esse problema tem solução. Saiba exatamente o que o seu cliente deseja da empresa. Para isso, converse diretamente com ele fazendo perguntas abertas a fim de entender o que espera.

Outra dica importante é mostrar o que está sendo feito até chegar o resultado. Conhecer o processo ajuda o cliente a ficar mais tranquilo e a entender o valor da empresa.

Ouça o que o seu cliente tem a dizer

Ninguém melhor que o cliente para saber do que ele precisa, não é mesmo? 

Recentemente, uma empresa alemã criada por 3 homens lançou luvas cor-de-rosa para que mulheres retirem o absorvente sem sujar as mãos. O produto gerou polêmica, já que é desnecessário. O público-alvo já está acostumado a lidar com a menstruação sem ele e, caso precise de luvas, basta utilizar as que já estão disponíveis no mercado. 

Fica a reflexão: será que se os empresários tivessem ouvido seu público-alvo, que são as mulheres, teriam lançado um produto sem valor algum para elas? Este é um bom exemplo de como é essencial manter um contato com o seu cliente.

Isso não se aplica somente antes de lançar um produto, mas também em todas as etapas do funil de vendas. Existem muitas ferramentas que ajudam a compreender os seus consumidores, como: pesquisas, enquetes em redes sociais, questionário pós-venda, atendimento pós-venda, marketing one to one, etc.

Como você pode conferir, para manter os clientes na crise é preciso estabelecer um relacionamento sólido e demonstrar o valor que sua empresa agrega à vida deles. Para isso, invista em soluções que fazem com que sua marca esteja presente no dia a dia dos consumidores.Quer saber como acelerar o seu negócio por meio do Marketing Digital? Entre em contato com os especialistas da Howeb e amplie o faturamento da sua empresa com a metodologia de aceleração de vendas.

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