O Guia Definitivo do SEO em 2021

SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Ele consiste no conjunto de técnicas de otimização de páginas da web e tem como objetivo melhorar o posicionamento no resultado orgânico de buscadores. Pensando em te ajudar, criamos um guia definitivo do SEO 2021.

Primeiramente, você sabia que a sigla significa Search Engine Optimization? Em português quer dizer otimização para mecanismos de busca. E para que ele é necessário?

Estar nas primeiras posições da busca do Google ajuda a ter mais visualizações, ganhando mais notoriedade e autoridade no mercado, além de aumentar as chances de vendas.

O melhor disso tudo é que você não precisa investir em mídia paga, o que é ótimo, ainda mais com o aumento nos custos dos anúncios pagos. Entretanto, é preciso entender de técnicas de SEO para colocar tudo em prática e garantir um bom ranqueamento no Google. 

O mais importante, você está por dentro desse assunto? Se ainda não, pode se tranquilizar. Neste post, trazemos tudo o que precisa saber sobre SEO em 2021. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Como o Google Indexa os Conteúdos

Antes de mais nada, que tal entender como funciona o sistema do Google para indexar os conteúdos? Primeiramente, os robôs do Google, chamados de Googlebot, rastreiam os conteúdos na web.

Eles buscam novas páginas e atualizações seguindo os caminhos que os links indicam. Depois, as páginas rastreadas vão para um índice do buscador, ou seja, são indexadas.

Dessa maneira, esse lugar é como se fosse uma biblioteca de conteúdos da web em que as páginas ficam organizadas conforme os dados coletados durante o rastreamento. Entre essas informações estão as principais palavras-chaves e o tempo de carregamento do site.

Vale dizer que todo esse processo acontece repetidamente a qualquer momento. Os robôs não param e estão sempre procurando e organizando os conteúdos.

No entanto, a ordem em que as páginas são exibidas nas buscas dos usuários só é definida no ranqueamento, sendo que isso acontece toda vez que alguém faz uma pesquisa. 

É aí que as técnicas deste guia SEO 2021 são empregadas. Conforme a palavra-chave que o usuário usa na pesquisa, o Google procura em seu índice as páginas que contenham o termo e respondam a questão.

Assim, a classificação é definida por quem melhor corresponde à palavra-chave e a uma série de fatores de ranqueamento que participam do algoritmo de busca. Esses motores têm a função de oferecer uma experiência melhor ao usuário e isso acaba melhorando o posicionamento das páginas nos buscadores.

Ferramentas úteis no SEO

Existem algumas ferramentas que ajudam no SEO. Uma delas é o Google Analytics, que auxilia na análise de dados oferecendo várias informações para avaliar o desempenho das páginas nas estratégias digitais. Com ele é possível conhecer melhor o público para criar a persona, monitorar os números de tráfego orgânico e muito mais.

Da mesma forma, existe outra ferramenta tão importante quanto que é o Google Search Console, que facilita a comunicação entre a página e o Google dando relatórios muito úteis para o SEO.

Para resumir, por meio dele dá para saber se existem problemas de indexação no site, monitorar a posição média das suas páginas na SERP, saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google, entre outras informações que podem ser usadas na criação de conteúdos mais relevantes nas pesquisas e melhorar o ranqueamento.

Como criar uma estratégia eficiente de SEO

Agora que você já sabe a importância do SEO para o seu site e como funciona o buscador do Google, chegou a hora de entender como criar uma estratégia de SEO eficiente.

Então, a seguir confira alguns elementos que devem ser considerados para otimização da página, neste passo a passo do guia SEO 2021.

Velocidade do site

Como dissemos, os mecanismos de busca utilizam o tempo de carregamento da página como um tipo de indicador de qualidade. Sendo assim, quanto mais demorado, pior é o ranqueamento. Saiba que o tamanho de imagem e muitos elementos no site são fatores que podem afetar a velocidade de carregamento.

Configuração técnica do SEO na página 

Existem muitos elementos na configuração técnica de SEO na página que devem ser considerados para otimização. O Google avalia esses fatores para entender o que o site está dizendo a fim de fazer a indexação adequada. 

Além disso, esses elementos ajudam o buscador a compreender se a página está gerando uma boa experiência ao usuário, sanando as suas dúvidas. Veja alguns deles.

  • conteúdo;
  • heading tags;
  • título e meta descrição;
  • imagens;
  • palavra-chave
  • URLs;
  • slugs;
  • readability;
  • rich snippets.

Navegação e links

É por meio dos links que os mecanismos de pesquisa rastreiam os sites e chegam a outros conteúdos para serem indexados. Como os mecanismos de pesquisa não podem ver imagens, é importante definir a navegação e os links somente com texto.

Conteúdo e palavras-chave

Em primeiro lugar, quando o usuário utiliza um mecanismo de pesquisa, está atrás de um conteúdo, certo? Ou seja, informações sobre determinado tema, que podem ser textos, vídeos ou imagens. Como a página será encontrada por meio da palavra-chave, é importante que ela esteja presente no conteúdo para ser ranqueado.

Otimização Onpage

A otimização onpage ou SEO onpage é o que garante que os mecanismos de pesquisa entendam o tópico e a palavra-chave da página e possam fazer a correspondência com as pesquisas. Em outras palavras, além do conteúdo ter SEO, a página também precisa de elementos de otimização.

Otimização de palavras-chaves

Para que as palavras-chaves funcionem, não adianta acrescentá-las diversas vezes no conteúdo de maneira aleatória. Existem alguns lugares importantes que elas devem estar, por exemplo: 

  • título do post;
  • URL;
  • intertítulo;
  • 1° parágrafo;
  • meta-descrição e meta-título;
  • conclusão;
  • nomes de arquivos de imagem.

Backlinks 

Os backlinks são links feitos de um site para o outro. Os mecanismos de busca usam esse fator como sinal de ranqueamento. Consequentemente, os buscadores entendem como se fossem uma indicação de conteúdo de qualidade.

Link Building

O link building se refere aos links internos e externos adicionados no conteúdo. Além disso, é uma das principais estratégias de SEO, pois ao ter uma boa rede de links, a página mostra ao Google que é uma referência e merece estar no topo dos resultados de busca.

Como acompanhar os resultados?

Em primeiro lugar, o conteúdo, a configuração técnica de SEO e os links devem estar adequados para inserir a página nos resultados da pesquisa. Entretanto, de nada adiantará se não acompanhar os resultados do site, não é mesmo? 

Então monitorar ajuda a melhorar a estratégia. Para isso é preciso rastrear os dados sobre tráfego, links e engajamento. Você pode utilizar os seguintes indicadores-chave de desempenho:

  • crescimento orgânico do tráfego;
  • número de páginas indexadas;
  • tempo médio na página e taxa de rejeição;
  • classificações de palavras-chave;
  • conversões de tráfego orgânico;
  • principais páginas de destino que atraem tráfego orgânico;
  • crescimento de links.

Portanto, como você pode conferir, utilizar as técnicas do guia SEO 2021 como estratégia de marketing é fundamental para ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, aumentar os acessos à sua página e, consequentemente, alavancar as vendas. Por esse motivo é que o seu site deve estar otimizado por meio dessa tática.

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