6 passos para fazer um bom planejamento estratégico para 2023

6 passos para fazer um bom planejamento estratégico para 2023

Muitas organizações falham porque não possuem definições básicas desde o início do processo de planejamento, como plano de negócios, funil de vendas definido, plano estratégico anual. Um plano estratégico é tão bom quanto sua capacidade de ser executado e sustentado.

Uma pesquisa feita pela OnStrategy mostra que 86% das equipes executivas gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégia e 95% de uma força de trabalho típica não entende a estratégia de sua organização. 

Desse modo, a gestão estratégica de negócios é o processo contínuo pelo qual uma organização cria e sustenta um roteiro de sucesso que move a empresa na direção que ela precisa seguir, ano após ano, para o sucesso a longo prazo. Abrange desde a pesquisa e formulação até a execução, avaliação e ajuste. 

A fase de planejamento estratégico pode ter a reputação de ser apenas mais uma tarefa, mas talvez seja hora de dar uma segunda olhada. Com o plano de ação certo e um pouco de pensamento estratégico, você pode revigorar seu ambiente de negócios e começar a planejar para o sucesso.

Dado o ritmo da mudança, a gestão estratégica é mais relevante e importante do que nunca para atribuir metas mensuráveis ​​e etapas de ação. Por isso, neste artigo trazemos o que é e os 6 passos para elaboração de um bom planejamento estratégico para 2023.

O que é o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo contínuo pelo qual uma organização define seu rumo, reunindo todas as partes interessadas para examinar as realidades atuais e definir sua visão para o futuro.

Ou seja, ele examina seus pontos fortes, fracos e pontos fortes, recursos disponíveis e oportunidades. Durante o processo, a organização cria uma visão, articula seu propósito e define metas estratégicas de longo prazo e voltadas para o futuro. 

Portanto essas metas estratégicas informam as metas operacionais e os marcos incrementais que precisam ser alcançados. O plano operacional tem objetivos claros e iniciativas de apoio vinculadas a métricas pelas quais todos são responsáveis.

Contudo o plano deve ser ágil o suficiente para permitir recalibrar quando necessário e redistribuir recursos com base em forças internas e externas. A saída deste processo de planejamento é um documento compartilhado por toda a empresa.

6 passos para o bom planejamento

1 Analise sua visão e missão a longo prazo

Esta fase de preparação estabelece a base para todo o trabalho daqui para frente. Você precisa saber onde está para determinar para onde precisa ir e como chegará lá. 

Primeiramente, em qualquer plano estratégico envolve olhar para a visão e os objetivos de longo prazo do seu negócio. Ao reservar um tempo para analisar sua visão, você se permite dar um passo atrás e identificar como sua empresa precisa mudar ao longo do tempo para atingir suas metas em vez de procurar soluções de curto prazo.

É importante lembrar para onde você está indo e por quê. Sua visão deve atuar como sua estrela do norte. Quando você está estabelecendo metas, elas devem estar em busca desse destino final.

Sua declaração de missão fala sobre “por que existo?”. Já a sua declaração de visão fala sobre “o que estamos oferecendo e para onde estamos indo”. E todas as boas declarações de visão devem ser quantificáveis ​​e com prazo definido.

2 Avalie seu negócio e as tendências do setor

Saber informações sobre o cenário que a sua empresa está inserida é essencial para o crescimento do seu negócio. Esse processo é um pouco mais detalhado, exige uma atenção, mas é uma definição básica para o seu planejamento de vendas.

Você não pode definir um plano eficaz para o seu negócio, a menos que realmente entenda o que está enfrentando do ponto de vista da indústria e da concorrência. Pense nisso como uma avaliação “externa” das tendências gerais do mercado que afetam seus negócios.

3 Faça uma análise SWOT

A análise SWOT vai te dar direcionamento e clareza antes de planejar qualquer ação na sua empresa, seja lançar um produto novo, uma estratégia, uma empresa ou qualquer tipo de projeto. 

A sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Você também pode chamar de Matriz SWOT ou FOFA (sigla em português).

Pense em uma análise tanto interna quanto externa. O mapeamento das forças e fraquezas vai mostrar todos os pontos positivos e negativos do projeto a ser implementado. 

Enquanto as oportunidades e ameaças vão mostrar o ambiente externo e tudo o que a empresa não pode controlar. Como, concorrência, mercado, momento econômico do país, entre diversos outros detalhes.

É uma forma rápida, com visão macro, de analisar a viabilidade do que está sendo proposto.

4 Estabeleça objetivos e metas

Depois de identificar sua posição atual no mercado, é hora de determinar os objetivos que o ajudarão a atingir seus objetivos. Seus objetivos devem estar alinhados com a missão e a visão da sua empresa.

Identifique de 3 a 4 metas abrangentes para o seu negócio. Por exemplo, você quer lançar um novo produto ou serviço? Você quer recrutar 20 novas pessoas? Escreva de 3 a 4 coisas que você precisa realizar para alcançar sua visão de longo prazo.

Isso pode incluir coisas como mudanças na oferta de produtos, estratégias de vendas e marketing, recursos financeiros, eficiência operacional, cultura do funcionário, metas financeiras e muito mais. 

Ainda, uma vez que você sabe para onde está indo e o que pode encontrar a frente, você está em posição de começar a se aprofundar em metas de negócios que permitirão que você alcance essa visão. Seus objetivos são os resultados que você está tentando alcançar. 

Além de definir os objetivos macros para seu negócio, é preciso que eles sejam divididos em objetivos específicos, ou seja, metas a serem alcançadas para se obter êxito. Mas pode ser difícil criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo limitado. Para isso, você pode utilizar metas SMART, confira em nosso blog.

5 Defina medidas e análises de desempenho de referência

Esta etapa requer a determinação das táticas necessárias para atingir seus objetivos, designar um cronograma e comunicar claramente as responsabilidades. O mapeamento estratégico é uma ferramenta eficaz para visualizar todo o seu plano. Trabalhando de cima para baixo, os mapas estratégicos simplificam a visualização dos processos de negócios e a identificação de lacunas para melhoria.

Transforme sua estratégia mais ampla em um plano concreto mapeando seus processos. Use painéis de indicadores chave de desempenho (KPI) para comunicar claramente as responsabilidades da equipe. Essa abordagem granular ilustra o processo de conclusão e a propriedade de cada etapa do caminho.

6 Revise seu planejamento

Pense no planejamento estratégico como um processo circular que começa e termina com a avaliação. Ajuste um plano conforme necessário. O ritmo em que a revisão do plano é necessária pode ser trimestralmente para organizações em setores em rápida evolução ou semestralmente para organizações em desenvolvimento.

O estágio final do planejamento oferece a você a oportunidade de reavaliar suas prioridades e corrigir o curso com base nos sucessos ou fracassos anteriores.

Determine quais KPIs sua equipe atendeu e como você pode continuar a cumpri-los, adaptando seu plano conforme necessário. Acompanhe seu progresso para compreender de forma abrangente o desempenho de sua empresa e executar metas estratégicas.

Conclusão

Pense no seu plano de negócios como sua bússola. Ele vai te ajudar a avaliar onde sua empresa está e aonde ainda precisa ir. Uma maneira de pensar em seus objetivos de negócios é pegar a visão de sua empresa e colocá-la no papel. 

É muito comum traçar metas de crescimento do negócio no início do ano e perdê-las de vista com o passar do tempo. Em vez de definir metas anuais, considere um processo de definição de metas que mantenha você e sua equipe no caminho certo!
A Howeb é especialista em ajudar pequenas e médias empresas a estruturarem seu canal de vendas no digital. Integramos marketing com vendas e utilizamos inteligência de dados para geração de receita.

Howeb-Marcar com especialista

Compartilhe:

Veja também: