Os segredos de uma Landing Page de alta conversão

LP que converte

A chave para o sucesso de uma estratégia de marketing digital é a geração  e qualificação de leads. Nesse processo, existe um elemento essencial: a landing page.

Ao trabalhar com leads qualificados, sua empresa lidará com um público já avançado no funil de vendas. Dessa forma, a taxa de conversão é aumentada e o desempenho da equipe de vendas também melhora.

A eficiência de uma Landing Page pode ser analisada quando se calcula o número de pessoas que estão se cadastrando em troca da recompensa oferecida. Confira aqui como calcular suas taxas de conversão.

Existem elementos em comum que caracterizam as landing pages de grande sucesso. Por isso, neste artigo vamos te mostrar como aproveitar título e texto, chamadas para ação, posicionamento e cor para criar a página perfeita. 

O que é uma Landing Page?

Você sabe o que é uma LP? Uma Landing page é uma página de destino utilizada para reter a atenção do visitante e estimular uma ação pré determinada, seja baixar um e-book, assistir a um vídeo ou alguma outra recompensa e, em troca, o lead insere seus dados de contato. 

Por isso, é também chamada de página de destino ou página de captura. Ou seja, é uma página independente, criada especificamente para uma campanha.

Por possuir um foco principal, conhecido como call to action (ou CTA, abreviado), normalmente possui poucos elementos e é simples para evitar pontos de distração.

Por ter esse foco específico, landing pages são a melhor opção para aumentar as taxas de conversão das campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead ou venda.

Mas… Como criar landing pages de resultado?

Antes de pensar nos tópicos fundamentais a serem considerados, é preciso que se tenha definido o público que será atingido com a referida página. Lembre-se que “quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém”.

Há uma quantidade incrível de variação entre seu público, propósito, intenção, produto, ângulo, foco, setor, nicho, percepção, adesão, custo, mensagem, proposta de valor e abordagem de depoimento.

O design é o elemento mais importante de uma landing page, estudos indicam que 38,8% do sucesso de uma LP está relacionado ao design. Por isso, os elementos presentes na sua Landing Page devem considerar o nicho em que seu negócio está inserido e as características do público-alvo.

1 Título e texto complementares

O título é uma das primeiras (ou a primeira) coisas que um visitante lê, por isso precisa causar um grande impacto. É preciso estar claro e chamar atenção de quem está lendo.

3 dicas importantes sobre o título: ele deve prender a atenção do leitor, informar sobre o que é o produto ou serviço e ser curto. Nesse último caso, mantenha seu título entre 10 e 20 palavras.

Além disso, o texto do anúncio e o título da página de destino devem se complementar. Por isso, estabeleça frases consistentes por toda parte, para que seu público sempre tenha clareza sobre o que você está comunicando.

Ainda, o texto da sua landing page deve persuadir as pessoas e, nesse caso, é preciso que ele seja orientado aos benefícios da sua solução. As explicações são funcionais, mas a funcionalidade deve ser inclinada a favor do usuário.

2 “Call to action” ou chamada para ação

Uma landing page deve ser focada em apenas uma meta de conversão. Para o visitante, isso é apresentado como CTA (call-to-action ou chamada para ação), que pode ser um botão autônomo em uma página de clique ou um formulário em uma página de destino projetada para gerar leads.

Dessa forma, os botões na página são os elementos para os quais o restante do conteúdo foi projetado.

Além de direcionar seu leitor para sua CTA, ao inserir o botão use uma cor contrastante. Agora, independente de qual for a cor predominante no seu site, utilize uma cor diferente na CTA. 

Por fim, identifique as palavras-chave que as pessoas interessadas em seu serviço podem estar pesquisando e adicione-as a palavras como grátis, novo, comprar ou baixar agora. Um botão de conversão deve se destacar e ser grande, brilhante e acima da dobra.

3 Posicionamento e conteúdo

O espaço que um visitante vê sem ter que rolar é onde devem estar as partes mais importantes da página da web. Coloque o botão de call-to-action acima da dobra e em um local onde o olho do espectador irá digitalizar. 

Nunca tenha o botão ou formulário em um local onde tenha que ser procurado. 

Adicionar vídeos de depoimentos de usuários e imagens de produtos a uma página é uma ótima maneira de chamar a atenção dos espectadores. Também dá aos compradores um empurrão extra para procurar mais em um produto.

Uma dica fundamental aqui é: vá com calma nos links! 

Lembre-se que a página de captura tem que ter um foco principal, então, links que conectam o usuário a vários outros sites ou páginas irão distraí-lo e ter um impacto negativo nas conversões. 

4 Cores

As cores que atraem um espectador variam entre os diferentes sites. Assim, as cores definem o clima do design da página de destino e influenciam as ações de um espectador, veja alguns exemplos:

  • Amarelo: indica otimismo e juventude, muitas vezes utilizado para atrair a atenção do leitor;
  • Alaranjado: indica agressividade, usada como uma CTA e centralizador de atenção;
  • Vermelho: indica energia, aumenta a frequência cardíaca e cria urgência, muitas vezes é visto claramente associado a vendas claras e a alimentos.
  • Rosa: indica romantismo e feminilidade, usada para produtos e serviços destinados a mulheres e meninas jovens;
  • Azul: cria a sensação de confiança e segurança, usado por bancos e negócios;
  • Roxo: indica suavidade e calma, relacionado a beleza ou produtos e serviços anti-idade;
  • Verde: associado à saúde, é a cor mais fácil para o olho processar e é usada com sites de finanças ou entretenimento;
  • Preto: poder e lustruosidade, visto como sofisticação e luxúria.

Aplicar as cores certas pode atrair tráfego, entediar os espectadores ou, ainda, assustar os outros. 

Conclusão

Por fim, é importante notar que não existe uma receita padrão sobre a criação de uma landing page perfeita. Além disso, é necessário que sejam feitas otimizações nas páginas ao longo do tempo.

Para tal, podem ser adotados testes A/B, mudar o texto, imagens, localização dos botões, cores, etc. Seguir as dicas deste artigo certamente te ajudarão a melhorar suas páginas de captura!

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