Mídia Paga ou Orgânica: Qual Escolher e Como Aplicar no Seu Negócio

Não há como negar. O marketing digital é uma estratégia necessária para o crescimento de uma empresa — independentemente da área de atuação. Hoje em dia, tudo gira em torno da internet, e é preciso se adaptar a essa realidade. Caso contrário, fica para trás. Sendo assim, quando se inicia no marketing digital, é comum surgir a seguinte dúvida: mídia paga ou orgânica, qual escolher? Você também se questiona sobre o assunto? Então continue a leitura. 

Neste post, explicamos mais sobre o que é, quais as ferramentas utilizadas em cada um desses tipos de mídia e qual é a melhor escolha para aplicar em seu negócio. Confira!

O que é Mídia Paga?

A mídia paga, como o próprio nome já sugere, se refere à publicidade paga. Isso é: o usuário paga um valor para que a sua marca seja divulgada. Dessa forma, você consegue alcançar públicos amplos de maneira rápida. No meio virtual, existem diversas possibilidades. 

No Google Ads, por exemplo, os anúncios e links patrocinados aparecem em sites e mecanismos de busca na internet. Se você quiser que a sua página apareça em destaque para os potenciais consumidores, pode comprar as palavras-chave. 

Assim, quando alguém procurar por elas, a sua página aparecerá no topo dos buscadores ou em janelas de outros sites. Há também a possibilidade de pagar anúncios nas redes sociais, como o Facebook Ads e o Patrocinado do Instagram.

Dessa forma, seus posts e vídeos são apresentados nessas redes para as pessoas que têm o perfil de consumidor da sua empresa. Para isso, você preenche algumas questões sobre o público que deseja alcançar e o seu objetivo no momento em que cria o anúncio patrocinado.

Como aplicar essa estratégia?

Antes de optar pela mídia paga, é preciso entender quais são os objetivos da empresa com os anúncios, qual é a persona que deseja alcançar, a localização dessas pessoas, o comportamento e outros fatores que direcionam a sua divulgação para o público ideal.

De outra maneira, você poderá gastar dinheiro com anúncios que atingirão pessoas que não se tornarão clientes. Portanto, é imprescindível contar com uma equipe para fazer essa análise e não desperdiçar recursos.

O que é Mídia Orgânica?

A mídia orgânica é aquela que atrai os clientes oferecendo conteúdos relevantes. Seu objetivo é conduzir o lead no processo de compra e fidelizá-lo. Desse modo, em vez de pagar um anúncio, a empresa investe em:

  • blog;
  • vídeos para o YouTube;
  • e-books;
  • newsletter;
  • redes sociais;
  • infográficos;
  • outros formatos de mídia orgânica;
Media Journalism Global Daily News Content Concept

Qual é o mecanismo dessa estratégia? 

Bom, quando um site oferece conteúdos importantes para os internautas, os buscadores o colocam nos primeiros lugares. Assim, quando alguém realiza uma busca da palavra-chave apresentada no material — em um post, por exemplo — a página aparece nas primeiras posições, aumentando as chances de receber a visita.

Dessa forma, a empresa ganha a visibilidade necessária para guiar o possível cliente no funil de vendas, até o fechamento da compra. Além disso, se os conteúdos apresentados são bons e relevantes, a organização também demonstra autoridade e confiança.

Então, mesmo que o cliente não feche a compra naquele momento, ele terá a marca como referência para quando precisar do produto ou serviço oferecido por ela.

Como colocar essa estratégia em prática?

Ao contrário do que se pode imaginar, a mídia orgânica não é de graça. Afinal, é necessário tempo e recursos para aplicá-la, mesmo que seja você quem administre o blog e escreva os conteúdos, por exemplo.

Além disso, entenda que não basta apenas escrever ou gravar um vídeo e postar. É preciso aplicar técnicas de SEO (search engine optimization) para que o conteúdo chegue ao topo dos mecanismos de busca.

Por essa razão, é importante contar com uma equipe especializada, senão os esforços poderão ser em vão.

Qual é a melhor escolha para a sua empresa: mídia paga ou orgânica?

Após entender mais sobre a mídia paga e a orgânica, é importante saber qual das duas é melhor para a sua empresa. Na verdade, as duas são relevantes, pois têm funções diferentes.

Portanto, é preciso estabelecer qual é o seu objetivo antes de tomar a decisão de como utilizá-las da melhor maneira. A mídia paga é interessante para um resultado mais rápido. Por exemplo, escoar um estoque de um produto ou conquistar mais seguidores nas redes sociais.

Já a mídia orgânica, é voltada para campanhas de médio a longo prazo, pois para ranquear as páginas a demora é de 3 a 6 meses. Fidelizar clientes e engajar o público para posteriormente obter resultados com conteúdos relevantes do seu nicho. Entretanto, o gasto com cada conteúdo é único. 

Ou seja, você receberá visitas enquanto a página estiver disponível, sem pagar a mais por isso. Além do mais, é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente, gerando autoridade e confiança.

Assim sendo, a melhor opção é unir as duas estratégias para potencializar o marketing do seu negócio. Mas para isso, é fundamental ter o acompanhamento com uma empresa especializada em mídia paga e orgânica.

A Howeb conta com profissionais especializados no assunto para a criação de ações a partir de investimentos conscientes e com resultados por meio da análise. Dessa maneira, você não perde dinheiro e obtém melhores proveitos das estratégias de mídia paga e orgânica.

Quer saber mais sobre como a Howeb pode ajudar? Aproveite que está por aqui e converse com um dos nossos especialistas!

Botão com link

Compartilhe:

Veja também: